Atlético vacila, cede empate ao Caracas e não dispara na Copa Sul-Americana

Com time alternativo, o Atlético não conseguiu vencer na Venezuela. Nesta quarta-feira (23), o time comandado por Cuca empatou por 1 a 1 com o Caracas, chegou aos mesmos cinco pontos do adversário, mas segue no topo do Grupo H da Copa Sul-Americana, pelo saldo de gols (três contra um). No jogo, disputado no Olimpico de La UCV, os brasileiros perderam a chance de disparar na ponta da tabela.

O Galo volta a campo no próximo sábado (26) e volta as atenções para a sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A partir das 18h30 (de Brasília), encara o Mirassol no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia. A delegação, inclusive, viajará direto para o interior paulista. A volta a Belo Horizonte só ocorrerá após o desafio pela Série A.

Sem força máxima

Para o confronto, o técnico Cuca não contou com o atacante Hulk, que ficou em Belo Horizonte para fortalecimento muscular, com o meia Gustavo Scarpa, liberado para acompanhar o nascimento do segundo filho, e com outras peças importantes, como o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o volante Fausto Vera, lesionados. Com isso, Cuca fez algumas mudanças.

Uma delas foi a entrada do zagueiro Vitor Hugo no lugar de Junior Alonso. Na lateral direita, Saravia entrou na vaga de Natanael. No meio, Bernard foi acionado para o lugar de Scarpa. Gabriel Menino, que iniciou entre os reserva no jogo contra o Botafogo também iniciou entre os onze, no lugar de Hulk. Cabe lembrar que Cuca alterou o esquema e, ao invés de jogar com três atacantes, foi apenas com Rony e Cuello.

Baixas no Caracas

Para o confronto, o técnico Fernando Aristeguieta não teve o meio-campista Daniel Aguilar, que recentemente passou por cirurgia no quinto metatarso do pé direito. Ele deve retornar aos gramados em junho. A outra baixa foi a do meia Michael Covea, que foi expulso no final do jogo contra o Cienciano, do Peru.

Resumo do primeiro tempo

Os primeiros 45 minutos de bola rolando no Olimpico de La UCV foram de pouca criatividade para os dois lados. Os donos da casa partiram para o ataque nos minutos iniciais e criaram boas oportunidades. Mas acabaram pecando nas finalizações.

O Galo, por sua vez, começou a partida mostrando desorganização. Com o passar do tempo, o time de Cuca foi ganhando corpo, entrando na partida e tomando o controle das ações.

Substituição precoce

Aos 13 minutos, o volante Gabriel Menino caiu no gramado no campo de ataque. Ele deixou o campo com muitas dores do joelho esquerdo e foi substituído por Iván Román.

Gol do Galo

Aos 23 minutos, Bernard recebeu a bola na ponta esquerda e cruzou para a área. O alvo era Rony, que estava na pequena área. Porém, antes que ele chegasse na pelota, Rodriguéz empurrou para o próprio gol, marcando contra.

Empate no segundo tempo

Com a necessidade de buscar o empate, o Caracas deu trabalho para o goleiro Everson nos primeiros minutos. Em pelo menos três oportunidades, os venezuelanos chegaram perto do gol. Aos 20, veio o prêmio. Após contra-ataque, De Santis recebeu livre e não deu chances ao goleiro atleticano.

Cuca vai para o tudo ou nada

Com o tento sofrido, Cuca jogou o time para cima. Ele colocou os atacantes João Marcelo e Pedro Ataíde em campo, além do lateral Natanael e do voltante Patrick.

Porém, mesmo com as alterações, o placar não foi alterado em Caracas.

Sequência de 5 jogos seguidos do Atlético como visitante

  • 23/4 – Caracas-VEN 1 x 1 Atlético – Copa Sul-Americana
  • 26/4 – Mirassol x Atlético – Série A do Brasileiro
  • 29/4 – Maringá-PR x Atlético – Copa do Brasil
  • 5/5 – Juventude x Atlético – Série A do Brasileiro
  • 8/5 – Deportes Iquique-CHI x Atlético – Copa Sul-Americana

Caracas-VEN 1 x 1 Atlético

Caracas

Benítez, Rito (Rivillo), La Mantia, Luis Mago, Jesús Yéndis; Heraldez (Morigi), Vicente Rodríguez, Echenique (Jiménez), Miguel Vegas, José Hernández e Jeriel de Santis (Reinoso). Técnico: Fernando Aristeguieta

Atlético

Everson; Renzo Saravia (Natanael); Lyanco, Vitor Hugo; Caio (Pedro Ataíde); Fausto Vera (Patrick), Rubens, Gabriel Menino (Iván Román); Bernard (João Marcelo); Rony e Cuello. Técnico: Cuca

Motivo: 3ª rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana
Data: 23 de abril de 2025 (quarta-feira)
Local: Estádio Olimpico de La UCV, em Caracas, na Venezuela
Horário: 21h30 (de Brasília) | 20h30 (horário local)

Gols: Vicente Rodríguez, contra, aos 23 minutos do primeiro tempo, para o Atlético; De Santis, aos 20 minutos do segundo tempo, para o Caracas;
Cartões amarelos: José Hernández, Jeriel de Santis (CAR); Lyanco, Rubens, Vitor Hugo, Cuello (CAM)

Arbitragem: Dario Herrera (ARG), auxiliado por Facundo Rodriguez (ARG) e Maximiliano Del Yesso (ARG).
VAR: Nicolas Lamolina (ARG)

Fonte: Itatiaia 

LEIA TAMBÉM