O Atlético estreou com empate na Copa Sul-Americana. Apesar das oportunidades criadas e de duas bolas na trave, o time comandado pelo técnico Cuca ficou no 0 a 0 com o Cienciano, nesta terça-feira (1), em jogo disputado no estádio Inca Garcilaso de La Vega, em Cusco. A partida, em solo peruano, teve como “atração” os 3.400 metros de altitude.
O Galo volta a campo no próximo sábado (5) e encara o São Paulo no Mineirão. A partida da segunda rodada do Campeonato Brasileiro está marcado para 16h (de Brasília). Pelo torneio continental, o segundo desafio será na quinta-feira (10), contra o Deportes Iquique, do Chile, em Belo Horizonte.
Três alterações
Para o confronto contra o Burro, o comandante do Alvinegro promoveu três alterações na equipe, em relação aos onze que estrearam com derrota por 2 a 1 para o Grêmio, no último sábado (29), no Campeonato Brasileiro.
Uma delas foi utilizar Rubens no lugar de Alan Franco, cortado da relação por gripe. O lateral-direito Natanael, que vinha de uma série de jogos como titular, ganhou descanso e a vaga foi ocupada por Renzo Saravia. O pensamento de Cuca era ter um time com “mais pulmão”, para lidar com os 3.400 metros de altitude. A terceira e última alteração foi a entrada de Caio Paulista na vaga de Guilherme Arana na lateral esquerda.
Primeiro tempo
Os primeiros 45 minutos de bola rolando no Garcilaso de La Vega foram bastante mornos, sem um futebol vistoso das duas equipes. Mais cauteloso, devido aos efeitos da altitude, o Galo pecou na finalização quando chegou ao gol de Bolado. Os donos da casa também erraram muito na hora da conclusão. O time peruano, inclusive, arriscou bastante de fora da área, tentando surpreender Everson.
Foram 53% de posse de bola para o Alvinegro, e 47% para a “Fúria Vermelha”. Os times finalizaram seis vezes (cada). Foram três escanteios para os brasileiros e nenhum para os peruanos.
Segunda etapa
Até metade da segunda etapa, as equipes mantiveram o mesmo nível da primeira etapa. Aos 29, Hulk deu emoção ao jogo, numa cobrança de escanteio. Aproveitando a velocidade da bola, o camisa 7 quase fez gol olímpico. A bola, porém, acertou a trave.
Naquele momento, o técnico Cuca já havia feito duas alterações: Scarpa deu lugar a Júnior Santos; Cuello saiu para a entrada de Guilherme Arana.
No travessão
Aos 37 minutos, o argentino Fausto Vera arriscou da entrada da aréa. Num chute forte, ele acertou o travessão de Bolado.
Resposta do Cienciano e fim de papo
Já nos acréscimos, Estrada arriscou de longe e, assim como Vera, acertou o travessão. Everson já estava batido no lance.
Porém, sem alteração no placar, a estreia de Atlético e Cienciano na Sula foi com empate sem gol.
Retorno a Belo Horizonte
O Atlético passará mais um dia em terras peruanas. Os jogadores dormirão em Cusco e, em voo comercial, irão para Lima na manhã desta quarta-feira (2). Eles ficarão no hotel, próximo ao aeroporto internacional, até o período da noite.
Às 22h20 (de Brasília), 20h20 (horário local), em voo fretado, acontecerá o retorno. A chegada a Belo Horizonte está prevista para 3h20 (de quinta-feira).
Cienciano 0 x 0 Atlético
Cienciano-PER
Juan Bolado; Josué Estrada, Leonel Galeano, Danilo Ortiz; Alexi Gómez, Luis Benites (Noronha), Árias, Torrejón (Ascues), Romagnoli (La Torre), Da Silva (Gentile) e Carlos Garcés. Téc: Cristian Leonel Díaz.
Atlético
Everson; Renzo Saravia (Natanael); Lyanco, Junior Alonso; Caio Paulista (Igor Gomes); Rubens, Gabriel Menino (Fausto Vera); Gustavo Scarpa (Júnior Santos); Rony, Tomás Cuello (Guilherme Arana) e Hulk. Técnico: Cuca
Gols: –
Cartões amarelos: Alexi Gómez, Arias, Torrejón, Garcés (CIE);
Motivo: 1ª rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana
Local: Estádio Inca Garcilaso de La Vega, em Cusco, Peru
Horário: 19h30 (local); 21h30 (de Brasília)
Data: 1º de abril de 2025 (terça-feira)
Arbitragem: Leandro Rey (ARG), auxiliado por Gabriel Chade (ARG) e Facundo Rodríguez (ARG)
VAR: Hector Paletta (ARG)
Fonte: Itatiaia