O Cruzeiro bateu o Uberlândia por 3 a 1, de virada, neste domingo, no Mineirão, e ampliou a liderança no Grupo C do Campeonato Mineiro. Os gols da vitória celeste na quinta rodada do estadual foram marcados por Matheus Henrique, Gabigol e Dudu.
O camisa 9 voltou a balançar as redes com a camisa estrelada e chegou ao quarto gol pelo clube. O tento foi marcado após cobrança de pênalti, ainda no primeiro tempo.
Com a vitória, o Cruzeiro dispara na liderança do Grupo C. O time celeste chega aos dez pontos, com três vitórias, um empate, uma derrota e 66% de aproveitamento. O Uberlândia perde sua invencibilidade no torneio com o primeiro revés. O Verdão do Triângulo Mineiro é o lanterna do Grupo A, com seis pontos em cinco partidas.
Próximo jogo
Agora, o Cruzeiro terá dois clássicos em sequência pela frente. Nesta quarta-feira (5), enfrenta o América, às 22h (de Brasília), no Independência. No próximo domingo (9) será a vez de encarar o Atlético, no Mineirão, às 16h.
O jogo
Cruzeiro e Uberlândia fizeram um jogo movimentado. As duas equipes apresentaram características ofensivas e, tanto no primeiro quanto no segundo tempo, a partida foi “franca”, com as duas equipes buscando o ataque durante todo o tempo.
O Cruzeiro, com mais qualidade técnica, tinha mais o controle do jogo. Entretanto, o Uberlândia era corajoso e tentava explorar os erros do time da casa. E deu certo no primeiro tempo, porque foi o Verdão que abriu o placar em linda jogada de Jean Silva.
Ao ficar em desvantagem, o Cruzeiro se lançou ao ataque. O técnico interino Wesley Carvalho adiantou o seu meio-campo e deu liberdade para o lateral-esquerdo Kaiki jogar quase como um ponta. Com tanta pressão no adversário, o time celeste empatou a partida.
Mais em cima do Uberlândia, o Cruzeiro fazia forte pressão no ataque. Em um lance de muita entrega, Eduardo conseguiu um pênalti, após a bola bater na mão do defensor do Uberlândia, dentro da área. Na cobrança penal, Gabigol fez mais um gol com a camisa azul, o quarto dele pelo clube. Era a virada cruzeirense no Gigante da Pampulha.
Na etapa complementar, o Cruzeiro seguiu com a pressão em cima do adversário. O técnico Wesley Carvalho perdeu jogadores por problema de Lesão (João Marcelo e Bolasie), e aproveitou para mexer bastante na segunda etapa. Principalmente, pela sequência de clássicos que a equipe terá nos próximos jogos.
Dudu, que voltou ao clube nesta temporada e ainda não havia marcado, desencantou. O atacante marcou de cabeça, mesmo com sua baixa estatura pelos padrões do futebol, e fez o terceiro do Cruzeiro, fechando a vitória celeste.
Grandes apostas para 2025
Com mais um gol pelo Cruzeiro, Gabigol chegou ao quarto tento assinalado com a camisa do Cruzeiro. O camisa 9 se tornou o artilheiro isolado da competição com quatro gols.
Após balançar as redes, Gabigol comemorou de forma efusiva e fez o famoso gesto do “muque” em direção à torcida.
Dudu fez o seu primeiro gol no retorno ao Cruzeiro, após 14 anos longe da Toca da Raposa II. O jogador comemorou muito com a torcida, após balançar as redes do goleiro Thiago Braga, do Uberlândia.
Titular do Cruzeiro se lesiona
Zagueiro titular do Cruzeiro na partida contra o Uberlândia, João Marcelo deixou o gramado do Mineirão amparado por companheiros de clube após machucar o joelho direito.
João Marcelo se lesionou aos 15 minutos do primeiro tempo. O jogador celeste escorregou dentro da área do Cruzeiro, durante ataque do Uberlândia, e na queda torceu o joelho direito. Jonathan Jesus entrou no lugar do camisa 43.
Cássio é cortado de última hora
O goleiro Cássio seria titular do Cruzeiro na partida contra o Uberlândia. Entretanto, o camisa 1 teve um problema gastrointestinal antes da partida e foi cortado do jogo. Léo Aragão entrou em campo e deu conta do recado.
Cronologia do jogo
Aos 11 minutos do primeiro tempo, a defesa do Cruzeiro sofreu um apagão. Fagner errou na direita, Fernandinho tomou a bola e achou Jean Silva. Dentro da área, o atacante deu um drible bonito em Léo Aragão e abriu o placar para o Uberlândia: 0 a 1.
Aos 22 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro chegou ao empate. Eduardo cruzou a bola para Bolasie. O atacante não aproveitou o lance, mas a bola sobrou limpa para Matheus Henrique. O volante fuzilou o gol de Thiago Braga: 1 a 1.
Aos 39 minutos, o árbitro Antônio Marcio Teixeira da Silva marcou pênalti a favor do Cruzeiro. No lance, Fagner cruzou a bola na grande área, Bolasie tocou para Eduardo. O meia cruzeirense, no chão, tentou o passe, mas a bola bateu na mão do zagueiro do Uberlândia.
Aos 40 minutos, Gabigol bateu o pênalti e balançou a rede do goleiro Thiago Braga: 2 a 1.
Aos 33 minutos do segundo tempo, Marquinhos cruzou a bola na pequena área. Dudu, bem posicionado, marcou de cabeça o terceiro do Cruzeiro: 3 a 1.
CRUZEIRO 3 X 1 UBERLÂNDIA
Cruzeiro
Léo Aragão; Fagner, João Marcelo (Jonathan Jesus), Fabrício Bruno e Kaiki; Walace (Matheus Pereira), Matheus Henrique (Marquinhos), Christian e Eduardo (Lucas Silva); Bolasie (Dudu) e Gabigol.
Uberlândia
Thiago Braga; Douglas Dias, Glauco, Rayne e Ruan; Jorge Magé (Rodrigão), Guilherme Escuro (Felipe Benedetti) e Michael Paulista (Michel Borges); Jean Silva, Alison Mira (Leo Martins) e Fernandinho (Aslen). Técnico: Marcelo Caranhato
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: 2 de fevereiro de 2025, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Antônio Marcio Teixeira da Silva
Assistente: Pablo Almeida Costa e Emílio Junio Nascimento Santos
VAR: Vinicius Gomes do Amaral
Gols: Jean Silva (11 min 1ºT); Matheus Henrique (22 min 1ºT), Gabigol (40 min 1ºT), Dudu (33 min 2ºT)
Cartão amarelo:
Cartão vermelho:
Público: 24.053
Renda: R$ 821.746,00
Fonte: Itatiaia