Cruzeiro joga bem, mas empata com Grêmio e vacila na briga pela Libertadores

No primeiro jogo após o vice-campeonato da Copa Sul-Americana, no último sábado (23), o Cruzeiro saiu em desvantagem, mas buscou o empate com o Grêmio nesta quarta-feira (27). No Mineirão, em Belo Horizonte, os times ficaram no 1 a 1, pelo fechamento da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, em resultado que pouco interessou aos dois times em relação à ambição de cada um.

O Cruzeiro, que jogou bem nesta quarta, seguiu na sétima posição, com 48 pontos, como último time momentaneamente classificado à Copa Libertadores de 2025. O Bahia está logo abaixo, com 47 pontos, e também segue na luta por uma vaga na “Liberta”.

Já o Grêmio está na luta contra o rebaixamento à Série B de 2025. O Tricolor Gaúcho chegou a 41 pontos, na 14ª posição. O Criciúma abre o Z4, com 38 pontos.

O próximo jogo do Cruzeiro será contra o Bragantino, no dia 1º de dezembro (domingo), às 18h30 (de Brasília), no estádio Nabi Abi Chedid, pela 36ª rodada do Brasileirão. A equipe de Bragança Paulista está na zona de rebaixamento, na 18ª colocação, com 37 pontos em 35 jogos.

Será o reencontro do time celeste com o técnico Fernando Seabra, hoje no Massa Bruta, e demitido no fim de setembro deste ano.

Já o Grêmio recebe o São Paulo, também no domingo (1º), na Arena do Grêmio, às 16h, também pelo Brasileirão.

O jogo

A partida começou com o Cruzeiro tendo mais posse de bola, mas pecando nos erros de passes e tendo dificuldade com a forte marcação do Grêmio. Até se encontrar no jogo, o time celeste viu o adversário assustar primeiro.

Aos sete minutos, o chileno Aravena avançou pela esquerda e chutou forte. O goleiro Cássio espalmou e a defesa celeste ficou com o rebote.

A resposta cruzeirense veio na sequência. Segundos depois, em uma jogada rápida, Romero achou William livre na direita. O lateral avançou, percebeu Lautaro Díaz infiltrando na área e fez o passe em diagonal. O atacante se esticou todo, conseguiu o chute e acertou o travessão.

O time, em comparação com a última partida (contra o Racing), mostrou futebol mais vistoso, criando mais chances e finalizando mais. No entanto, a equipe ainda pecava nas finalizações.

O gol gremista

Depois disso, o Cruzeiro até dominava as ações do jogo, segurava o Grêmio no campo de defesa e criava mais chances de ataque. Porém, os gaúchos marcaram o gol primeiro.

Aos 18 minutos, Braithwaite abriu o placar, após cruzamento de João Pedro.

Cruzeiro quase leva o segundo

O Cruzeiro depois de sofrer o gol continuou com a posse de bola, mas era pouco efetivo na criação das jogadas ofensivas. No ataque, o time dava espaço na defesa. E por muito pouco não levou o segundo gol.

Aos 37 minutos, Dodi perdeu um gol claro, de frente para Cássio. O volante chutou para fora na cara de Cássio.

Cruzeiro empata

E o erro custou caro aos gremistas. Quatro minutos depois o Cruzeiro empatou, após belíssima jogada de Gabriel Veron e Matheus Pereira. O camisa 30, com passe açucarado, deixou Pereira em excelente condição de finalizar. Com chute forte e cruzado, o camisa 10 empatou.

MP10 quebra jejum

Com o gol, Matheus Pereira quebrou um longo jejum particular. O meia-atacante não balançava as redes há mais de quatro meses, o que representa quase um turno do Brasileirão. A última vez havia sido na vitória por 2 a 1 em cima do Bragantino, no Mineirão, no dia 13 de julho.

Segunda etapa

No segundo tempo, o Cruzeiro seguiu com mais posse de bola, controlava mais o jogo, só que pecava nas finalizações.

Logo aos dois minutos, um lance polêmico: o atacante Gabriel Veron foi derrubado pelo zagueiro Rodrigo Caio. Contudo, a falta não foi marcada.

Segundo avaliação de Márcio Rezende de Freitas, da Itatiaia, o jogador do Grêmio deveria ter sido expulso por conta do lance.

Mais ofensivo, o time de Fernando Diniz abria espaço na defesa, o que proporcionava contra-ataques para os gremistas. Apesar disso, os gaúchos não conseguiam aproveitar os espaços deixados pelo Cruzeiro.

Ao fim do jogo, o Cruzeiro teve 61% de posse de bola, com 19 chutes, mas somente três ao gol. Já o Grêmio finalizou somente quatro vezes, mas todas foram na direção da meta do goleiro Cássio.

Pressão, mas sem eficiência

O ritmo imposto pelo time do Cruzeiro pesou, e a equipe começou a sentir o cansaço a partir da metade do segundo tempo. Os mandantes foram superiores ao Grêmio, mas não conseguiram marcar o segundo gol e ficaram no empate.

Cruzeiro 1 x 1 Grêmio

Cruzeiro

Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Mateus Vital), Álvaro Barreal (Japa) e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Kaique Kenji) e Lautaro Díaz (Tevis). Técnico: Fernando Diniz.

Grêmio

Marchesín; João Pedro, Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Pepê), Aravena (Edenilson), Cristaldo (Monsalve) e Soteldo (Pavón); Braithwaite (Diego Costa). Técnico: Renato Gaúcho

Motivo: 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 27 de novembro de 2024 (quarta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Árbitro de vídeo (VAR): Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Gols: Braithwaite (18min 1ºT), Matheus Pereira (41min 1ºT)
Cartões amarelos: William e Lucas Romero (CRU); Jemerson (GRE)
Público: 21.009 presentes
Renda: R$ 717.892,50

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM