O Atlético teve a “faca e o queijo” nas mãos para derrotar o São Paulo em pleno Morumbis, no duelo da 35º rodada do Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Paulinho, o time mineiro abriu vantagem, mas viu os donos da casa empatarem ainda no primeiro tempo do confronto disputado neste sábado (23), com Fausto Vera, contra, e André Silva. Com o 2 a 2, o Alvinegro agora acumula nove jogos seguidos sem vencer na temporada.
O Galo, que agora tem 44 pontos e dorme na décima posição, volta a campo na próxima terça-feira (26). A partir das 21h30 (de Brasília), o time encara o Juventude na Arena Independência. Para o confronto no Horto, Milito deve optar por time reserva, já que no dia seguinte a delegação parte para a Argentina, onde no sábado (30) faz a final da Copa Libertadores contra o Botafogo.
O Tricolor Paulista, por sua vez, foi a 59, se manteve em sexto e só volta a jogar no domingo (1). Em Porto Alegre, encara o Grêmio a partir das 16h (de Brasília), também pela 36ª rodada da Série A.
Milito surpreende na escalação
Ao contrário do que se imaginava, Milito não deu descanso à dupla Hulk e Paulinho. O treinador fez o contrário do que disse após o empate com o Botafogo e acionou seus atacantes para o confronto na “Terra da Garoa”.
Zubeldía escala ‘defesa inédita’
A defesa que Luís Zubeldía optou por escalar jamais atuou junta. Igor Vinícius, Ruan, Alan Franco e Rafinha formaram o quarteto defensivo. O volante Alisson fez seu primeiro jogo como titular após se recuperar de uma fratura no tornozelo.
Dois tempos em um
O Atlético começou a partida arrasador. Logo aos 39 segundos de bola rolando, Paulinho abriu o marcador, após aproveitar rebote. Hulk chutou forte, Rafael espalmou para o travessão. O camisa 10, esperto, deixou o dele, quebrando jejum de cinco partidas do Galo sem balançar a rede.
Aos 18, veio o segundo. Hulk cobrou falta, Paulinho se antecipou e, mais uma vez, correu para o abraço. Ele chegou aos mesmos 19 tentos do companheiro de ataque na temporada e, ali, dava certa tranquilidade ao time mineiro.
Porém, a segunda metade da etapa inicial foi de domínio do Tricolor. E, como castigo, veio o empate. O primeiro veio após cobrança de escanteio. O volante Fausto Vera tentou afastar, mas, de cabeça, fez contra.
Aos 45, Lucas avançou pela direita e deu belo passe André Silva. A bola chegou rasteira, por trás da zaga do Galo, para o atacante deixar tudo igual no Morumbis.
Quase vira
Aos 49, quando pressionava o time visitante, o São Paulo quase fez o “vira”. Num chutaço de fora da área, Luiz Gustavo acertou o travessão de Everson.
Galo reclama penalidade
O lance polêmico da primeira etapa foi uma penalidade não anotada para o Galo. Após cobrança de escanteio, Luciano cortou a bola. Hulk e companhia pediram a irregularidade, por entenderem que o atacante são-paulino colocou o braço na “pelota”. O árbitro, porém, mandou o jogo seguir.
Mariano expulso
Reserva na partida, o lateral-direito Mariano foi expulso por reclamação. Do banco, ele acabou levando o cartão vermelho do árbitro Alex Gomes Stefano.
Pouca emoção no segundo tempo
Ao contrário dos primeiros 49 minutos de bola rolando, a segunda etapa não reservou fortes emoções. Apesar de um jogo de “lá e cá”, os times pouco criaram e não conseguiram mudar o marcador no Morumbis.
Assim como Zubeldía, Milito promoveu alterações. Porém, as mudanças dos comandantes não surtiram efeito.
Zaracho sai chorando
Aos 23 minutos, o meia Matías Zaracho, que entrou no lugar de Bernard, se tornou baixa no Galo. Ao tentar alcançar a bola, ele sentiu lesão muscular na coxa e deixou o gramado aos prantos. O argentino sabe que dificilmente estará na final da Libertadores.
São Paulo 2 x 2 Atlético
São Paulo
Rafael; Igor Vinícius, Ruan, Alan Franco e Rafinha (Patryck); Luiz Gustavo e Alisson (Marcos Antônio); Lucas Moura, Luciano (Wellington Rato) e Ferreira (Willian Gomes); André Silva (Michel Araújo). Técnico: Luis Zubeldía.
Atlético
Everson; Saravia, Rodrigo Battaglia, Lyanco, Junior Alonso; Alan Franco, Fausto Vera, Igor Gomes (Paulo Vitor), Bernard (Matías Zaracho | Otávio); Hulk (Vargas) e Paulinho (Deyverson). Técnico: Gabriel Milito.
Motivo: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Morumbis, em São Paulo
Data: 23 de novembro de 2024
Gols: Paulinho, aos 39 segundos e aos 18 minutos do primeiro tempo, para o Atlético; Fausto Vera, contra, aos 23, e André Silva, aos 45, para o São Paulo.
Cartões amarelos: Luciano, Ruan, Igor Vinícius (SPFC); Saravia, Lyanco (CAM)
Cartão vermelho: Mariano (CAM)
Público: 36.783 mil pessoas
Renda: R$ 2.100.000,00 renda
Arbitragem: Alex Gomes Stefano, auxiliado por Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Henrique Neu Ribeiro
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Fonte: Itatiaia