Governador formaliza posse da chefia do Gabinete Militar e da Defesa Civil

O governador Romeu Zema participou, nesta terça-feira (1/10), da cerimônia de posse do coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, escolhido como novo Chefe do Gabinete Militar do Governador (GMG) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG).

A convite do governador, o coronel Rezende assume o comando do GMG no lugar do coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, que deixou o posto para ocupar o Comando-Geral da PMMG, também por definição do governador, após quase dois anos no cargo.

Em solenidade realizada na Cidade Administrativa, o governador ressaltou a importância da chefia do GMG e da Cedec-MG para o projeto de inteligência e segurança do Estado, e conduziu a passagem de bastão entre o coronel Frederico e o coronel Rezende.

“Quero agradecer o agora comandante coronel Frederico pelo apoio nesses quase dois anos à frente do Gabinete Militar, com avanços expressivos, como as reduções de custos e maior eficiência na sua gestão”, disse o governador.

“E desejo sucesso ao coronel Rezende, a quem tive a oportunidade de conhecer no dia 28 de outubro de 2018. Ele foi o primeiro emissário governamental que apareceu para acompanhar o recém-eleito governador. A partir de então, tenho a satisfação de conviver com ele. Tenho certeza que o nosso Gabinete Militar e a nossa Defesa Civil estarão em ótimas mãos”, disse o governador.

Para o coronel Rezende, a chefia do GMG, que cuida da segurança pessoal do governador e de seus familiares, será um novo desafio, juntamente com as novas políticas a serem desenvolvidas à frente da Cedec-MG, valorizando principalmente a prevenção.

“É uma missão que será cumprida no mais alto grau de profissionalismo e dedicação. Contaremos com o apoio de todos os integrantes do GMG e com a colaboração das Forças de Segurança”, justificou o coronel Rezende.

“E, na coordenação das ações de proteção e Defesa Civil, diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, é fundamental que estejamos preparados para agir de forma eficaz em situações de emergência. Mas, sobretudo, teremos um olhar especial para as ações de prevenção”, completou o coronel Rezende.

O coronel Frederico, comandante-geral da PMMG, reforçou o apoio de centenas de militares para prestigiar o novo momento da corporação no governo. “A presença do alto comando da PM nesta solenidade e de diversos colegas militares é uma forma simbólica de a Polícia Militar reafirmar o seu compromisso com o povo mineiro. Desejo muito sucesso ao coronel Rezende, ele tem todos os atributos para a nova missão”, disse o coronel Frederico.

Estiveram presentes na solenidade autoridades da Segurança Pública, incluindo o Chefe do Estado-Maior, coronel Maurício José de Oliveira; a presidente do Servas e primeira-dama, Christiana Renault, além de diversos secretários de Estado ou seus representantes.

Currículo

Integrante do GMG desde 2019, o coronel Rezende exerceu a função de Ajudante de Ordens do Governador e Superintendente de Segurança e Inteligência (SSI), cargo que ocupava até então, sendo responsável por levar a SSI a uma posição de destaque na formação de agentes e proteção de autoridades no país. Também já atuou na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), tendo experiência em operações de risco.

O novo Chefe do Gabinete Militar do Governador tem uma sólida carreira na corporação mineira, tendo comandado o Grupo Especial de Policiamento em Área de Risco (Gepar), do 22º Batalhão de Polícia Militar, além de ter liderado a 2ª Companhia do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam).

Na Academia de Polícia Militar (APM), Rezende lecionou para oficiais, sargentos e soldados em formação. Além disso, também atuou na assessoria estratégica do Estado-Maior da Polícia Militar, na área de logística e tecnologia.

Comando

No último dia 25/9, o governador Romeu Zema presidiu a solenidade de troca do comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), como é a praxe na corporação, após o período de cerca de dois anos de trabalho das chefias. Na oportunidade, foram apresentados o novo Comandante-Geral da corporação, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia; e o novo Chefe do Estado-Maior, coronel Maurício José de Oliveira.

Fonte: Agência Minas

LEIA TAMBÉM