Apesar de susto, o Cruzeiro está na semifinal da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (26), na estreia do técnico Fernando Diniz, o time celeste empatou em casa com o Libertad-PAR por 1 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte, mas avançou pelo placar agregado de 3 a 1.
Os mandantes tinham certo domínio do jogo depois de gol no primeiro tempo, com o atacante Kaio Jorge. Contudo, com expulsão do volante argentino e capitão Lucas Romero no segundo tempo, o Libertad cresceu no jogo, empatou e colocou pressão – mas sem conseguir a virada na partida e no duelo.
O Cruzeiro tinha vantagem de 2 a 0 pois venceu a ida, na última quinta-feira (19), por 2 a 0, no Defensores del Chaco, em Assunção, capital paraguaia. Kaio Jorge e Lautaro Díaz fizeram os gols no primeiro jogo do confronto.
Os dois times voltarão a campo no domingo (29). Às 18h30 (de Brasília), o Cruzeiro enfrentará o Vasco, no Mineirão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já às 18h, o Libertad irá visitar o Nacional, no Arsenio Erico, em Assunção, pela 13ª rodada do Clausura Paraguaio.
O jogo
A partida começou com o torcedor sendo apresentado ao estilo de Diniz: toque e posse de bola para tentar envolver o adversário. Após um início de ajustes e até erros, o Cruzeiro logo desencantou.
Gol
Aos 12 minutos, o Cruzeiro rodou a bola. O lateral-esquerdo Marlon cruzou para a área, e o atacante Kaio Jorge conseguiu finalizar de cabeça, sem chances para o goleiro Martín Silva.
Depois do gol, os mandantes seguiram dominantes a princípio e tiveram boas chances para ampliar, aumentando ânimo e ímpeto da torcida. O jogo depois ficou equilibrado, com chances e posse do Libertad, mas o Cruzeiro quase ampliou.
Mais chances
O volante argentino Lucas Romero puxou contra-ataque e serviu o atacante compatriota Lautaro Díaz. O “hermano” recebeu pela direita e chutou cruzado ao entrar na área, mas a bola foi para fora.
Outra chance do Cruzeiro, aos 43, foi após escanteio. Matheus Pereira cobrou bem, para a entrada da pequena área, mas o zagueiro argentino Lucas Villalba cabeceou forte para fora.
Perigo na volta do intervalo
O Libertad voltou bem e, com três minutos do segundo tempo, o atacante Roque Santa Cruz forçou duas boas defesas do goleiro Cássio, em duelo de jogadores experientes – 43 contra 37 anos
Jogo aberto
O Cruzeiro respondeu aos sete minutos. Depois de trama do atacante Gabriel Veron com o meia Matheus Pereira, a bola foi tocada para Lautaro, que chutou por cima na entrada da área.
Na sequência, Marcelo Fernández tomou bola do volante cruzeirense Matheus Henrique. O jogador do Libertad finalizou de longe e levou perigo.
Expulsão
O Cruzeiro vinha bem, mas teve um jogador expulso com 15 minutos. O capitão Romero perdeu a bola na entrada da área e colocou a mão na bola. Ele recebeu o segundo cartão amarelo por conta da falta e foi expulso.
Sustos para o Cruzeiro
O Libertad se lançou com a expulsão. Aos 18 minutos, Santa Cruz recebeu cruzamento e, de cabeça, sua especialidade, acertou a trave direita de Cássio.
Com 25, nova chance clara dos paraguaios. Hernesto Caballero completou cruzamento na pequena área, mas mandou a bola por cima do gol de Cássio.
Empate
O Libertad finalmente empatou o jogo, aos 26 minutos. O lateral-direito Iván Ramírez cruzou, e Santa Cruz mergulhou para empatar a partida.
Milagre
Cássio operou um milagre com 32 minutos. Depois de chute da pequena área após completar cruzamento, o goleiro defendeu com a perna esquerda e segurou o 1 a 1 naquele momento.
Pressão
O jogo se tornou pura pressão do Libertad. Em meio a chances e contra-ataques sem aproveitamento do Cruzeiro, os torcedores viram tensos o time da casa segurar o 1 a 1 e, no sufoco, avançarem, à semi da Sul-Americana.
Cruzeiro 1 x 1 Libertad-PAR
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique (Fabrizio Peralta, aos 38’ do 2ºT) e Matheus Pereira (João Marcelo, aos 26’ do 2ºT); Lautaro Díaz (Álvaro Barreal, aos 19’ do 2ºT), Gabriel Veron (Walace, aos 19’ do 2ºT) e Kaio Jorge (Mateus Vital, aos 38’ do 2ºT). Técnico: Fernando Diniz
Libertad-PAR
Martín Silva; Iván Ramírez, Diego Vieira, Néstor Giménez e Matías Espinoza (Alexis Fretes, aos 32’ do 2ºT); Hernesto Caballero, Ángel Cardozo Lucena e Rubén Lezcano (Bautista Merlini, aos 22’ do 2ºT); Alejandro Silva (Ivan Franco, aos 16’ do 2ºT), Marcelo Fernández (Hector Villalba, aos 16’ do 2ºT) e Gustavo Aguilar (Roque Santa Cruz, no intervalo). Técnico: Daniel Garnero
Gols
Kaio Jorge, aos 12’ do 1ºT (Cruzeiro); Roque Santa Cruz, aos 26’ do 2ºT (Libertad)
Cartões amarelos
Lucas Romero, aos 5’ do 1ºT e aos 15 do 2ºT, William, aos 17’ do 1ºT, Fernando Diniz, aos 17’ do 1ºT (Cruzeiro); Iván Ramírez, aos 28’ do 1ºT, Néstor Giménez, aos 5’ do 2ºT (Libertad)
Cartão vermelho
Lucas Romero, aos 15’ do 2º (Cruzeiro)
Motivo: jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana
Data e horário: 26 de agosto de 2024, quinta-feira, às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Público: 52.974 presentes
Renda: R$ 2.828.293,00
Árbitro: Felipe González (CHI)
Assistentes: José Retamal (CHI) e Juan Serrano
Árbitro de vídeo (VAR): Rodrigo Carvajal (CHI)
Fonte: Itatiaia