Presidente Olegário: Homem com anemia falciforme precisa de doação de sangue

O olegariense Henrique Ribeiro Landim “Ti Henrique”, 43 anos, que é portador de anemia falciforme, está precisando com “urgência” de doação de sangue “O” positivo para transfusão. Ele tem que fazer a transfusão mensalmente. A doação pode ser de qualquer tipo sanguíneo, o importante é doar.

Ti Henrique procurou nossa reportagem, depois que esteve no Hemocentro na cidade de Patos de Minas para a transfusão e, foi comunicado que o sangue está em falta. “Está faltando sangue no Hemocentro, o estoque está baixo, vamos doar sangue pessoal, pode ser qualquer tipo sanguíneo” destacou Ti Henrique.

Quem puder ajudar deve se dirigir ao Hemocentro de Patos de Minas, na Rua Major Gote, 1255, ao lado do Hospital Regional Antônio Dias e atende na segunda-feira das 14h30 às 18h30 e de terça a sexta-feira das 7h às 11h. No local falar que a doação é para Henrique Ribeiro Landim “Ti Henrique”.

Para doar sangue:

As condições e restrições para doação de sangue estão disponibilizadas no site da Hemominas.

Entre os critérios básicos, destacam-se:

•    Estar em boas condições de saúde;

•    Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior.  

•    Pesar mais de 50 kg;

•    Estar bem descansado no momento da doação;

•    Estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação;

•    Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

•    Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;

•    Não ter tido hepatite após os 11 anos;

•    Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura

 

A Doença:
A anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) é caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

A anemia falciforme causa crise de dor. Infecções, dores e fadiga são sintomas de anemia falciforme. Os tratamentos incluem medicamentos, transfusões de sangue e, raramente, transplante de medula óssea.

 

 

LEIA TAMBÉM