O Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), declarou situação crítica de escassez hídrica em várias regiões do estado devido ao longo período sem chuvas e às altas temperaturas. A medida inclui a redução de até 50% da captação de água em municípios abastecidos pela bacia do Rio das Velhas, como João Pinheiro.
Segundo o IGAM, a situação é preocupante, com tendência de redução de vazão nos próximos dias. “O trecho do baixo Rio das Velhas está em situação de escassez, o que levou à restrição na captação de água nessa porção da bacia”, explicou o diretor-geral do IGAM, Marcelo da Fonseca, nesta quinta-feira (12).
A redução varia de acordo com o uso da água: 20% para consumo humano e animal, 25% para irrigação, 30% para atividades industriais e agroindustriais, e 50% para outros usos. Em João Pinheiro, uma fazenda de irrigação foi incluída na medida.
Caso as restrições não sejam cumpridas, os direitos de uso dos recursos hídricos serão suspensos até o fim da situação crítica de escassez.
O IGAM reforçou a importância do uso consciente da água, especialmente neste momento de escassez. “Precisamos adotar o uso consciente da água em todas as atividades, para evitar novos cortes e desabastecimento”, alertou Marcelo da Fonseca.
Fonte: JP Agora