Minas envia novo efetivo e equipamentos da Polícia Militar para apoio ao Rio Grande do Sul

O Governo de Minas, por meio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), enviou ao Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (8/5), 35 policiais militares, sendo 13 do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPMamb) e 22 do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoq). 

Também foram destacados um ônibus com capacidade para 42 pessoas, além de oito viaturas, equipamentos para resgate, como quatro conjuntos completos de embarcações com carretinhas, drones e armamentos. 

As equipes reforçarão o trabalho de salvamento de vítimas em solo e também ações de policiamento ostensivo e preventivo para coibir crimes na região, principalmente saques.  

“A presença da Polícia Militar por terra é fundamental não apenas para agregar nas questões dos resgates, mas também de segurança pública. O envio dos 35 militares reforça a equipe do Comando de Aviação do Estado, composta por sete militares, que está na região atuando em missões de  resgate”, destacou a porta-voz da PMMG, major Layla Brunnela.  

Segundo a major Layla, antes de se deslocarem para o Rio Grande do Sul, os militares receberam instrução e foram imunizados. “A atualização dos cartões de vacina é uma forma de cuidado com nossa tropa”. 

Datas

De acordo com a porta-voz da PMMG, não há uma data prevista de retorno do efetivo para Minas Gerais.  

“Não há essa expectativa de retorno, porque sabemos que as questões de segurança pública também ocorrem nesse pós-tragédia. Então, nossos militares ficarão à disposição do Estado do Rio Grande do Sul pelo tempo que for necessário para poder apoiá-lo”, destacou. 

Desde o último domingo, duas aeronave da PMMG estão no Rio Grande do Sul, apoiando as forças de segurança locais nas demandas. Uma delas, o helicóptero Pégasus 22, é adaptada para utilização do Óculos de Visão Noturna (OVN). A tecnologia possibilita aos militares operarem em locais sem iluminação, garantindo uma maior eficiência nos resgates e ações de policiamento.

Cosud

A ajuda humanitária e logística enviada pelo Governo de Minas ao Rio Grande do Sul faz parte da força-tarefa do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), formado por sete estados das duas regiões, para contribuir com as ações de resgate e salvamento junto à população gaúcha. 

LEIA TAMBÉM