Sem brilho, mas com boa performance defensiva e oportunismo, o Atlético teve atuação correta e venceu o RB Bragantino, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (25/10), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Em noite de eficiência nos contra-ataques, Hulk e Igor Gomes marcaram os gols do Galo na 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Talisson descontou para o Massa Bruta.
O Atlético teve 42% de posse de bola no Nabizão e priorizou a consistência defensiva na maior parte do confronto. A estratégia, que já havia funcionado na vitória sobre o Internacional, pela 25ª rodada, voltou a ser bem sucedida diante do vice-líder do Brasileirão.
Com o resultado, o Atlético vai aos 46 pontos e assume, ainda que temporariamente, a sexta colocação do Campeonato Brasileiro. O time de Felipão passa a integrar, portanto, a zona de classificação para a Copa Libertadores de 2024.
O Galo volta a campo no próximo sábado (28/10), às 21h, quando medirá forças com o Fluminense, pela 30ª rodada da Série A. O duelo será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Já o Bragantino encerra a rodada com 52 pontos. A equipe volta a campo na próxima quinta-feira (2/11), contra o Goiás. A bola rola às 18h na Serrinha, pela 31ª rodada. O duelo com o Flamengo, pela rodada 30, foi adiado.
RB Bragantino x Atlético: o jogo
Em fases distintas no Campeonato Brasileiro, RB Bragantino e Atlético protagonizaram um início de jogo equilibrado e intenso no Nabizão. O time mandante tentava estabelecer o controle da posse e pressionava a saída de bola do Galo, impondo dificuldades ao time de Felipão.
Na fase ofensiva, o Atlético construía a maior parte das jogadas pelo lado esquerdo. A equipe mineira investia nas associações entre Guilherme Arana, Rubens e Paulinho por ali.
As principais iniciativas ofensivas do Galo foram por meio de contra-ataques. No entanto, fosse por erros técnicos ou nas tomadas de decisão, as jogadas não tinham sequência para a criação de chances reais de gol.
Aos 30′, após belo lançamento de Bruno Fuchs, Paulinho ajeitou para Hulk, de dentro da área, tirar o goleiro Cleiton da jogada. O camisa 7 alvinegro, que estava de costas, girou e finalizou, mas viu Léo Ortiz, com o braço, se atirar ao chão e cortar o chute. Depois de revisar o lance no VAR, o árbitro Marcelo de Lima Henrique assinalou pênalti para o Atlético.
Mesclando categoria e força, Hulk bateu no canto direito defendido por Cleiton e balançou as redes: 1 a 0 para o Galo.
Após o gol, a partida seguiu equilibrada. O time mineiro se postou de forma mais precavida, baixando as linhas e explorando com maior frequência as bolas longas para atacar as costas da defesa do RB Bragantino.
Nos minutos finais da etapa inicial, o Massa Bruta se lançou ao ataque, mas não ameaçou a meta defendida por Everson. Ainda houve tempo para que Paulinho, acionado com liberdade por lançamento longo, perdesse chance de ampliar o placar ao finalizar para defesa de Cleiton.
Segundo tempo
O RB Bragantino iniciou a etapa complementar a todo vapor, pressionando o Atlético em busca do gol de empate. A maioria das tentativas se davam pelo alto. Aos 8′, Everson fez excelente defesa após chute fortíssimo de Juninho Capixaba, de fora da área.
Diferentemente da primeira etapa, o Galo apresentava dificuldades para engatar bons contra-ataques. Quando tinha a bola, a equipe de Felipão cometia erros e sequer marcava presença no campo ofensivo.
Se, por um lado, faltava repertório para incomodar o adversário, por outro, sobrava disposição na fase defensiva. O Atlético se mostrava agressivo nos duelos individuais, protegendo a própria área e conservando o resultado.
Com o decorrer dos minutos, pouco mudou no cenário do confronto. Até que, aos 35′, Pavón deu belo lançamento para encontrar Igor Gomes na grande área. O meia-atacante dominou e, de pé direito, acertou chute fortíssimo no ângulo direito de Cleiton: 2 a 0 para o Galo.
Instantes depois do golaço, Talisson foi acionado em profundidade e levou vantagem sobre o zagueiro Jemerson. O atacante do RB Bragantino finalizou no canto esquerdo de Everson e descontou para o Massa Bruta no placar: 2 a 1.
Na reta final do confronto, o time da casa se lançou ao ataque, mas seguiu esbarrando na boa proteção defensiva do Galo. A equipe mineira mostrou consistência para segurar o resultado e reagir no Campeonato Brasileiro.
RB BRAGANTINO 1 x 2 ATLÉTICO
RB Bragantino
Cleiton; Aderlan (Helinho, no intervalo), Leonardo Realpe, Léo Ortiz e Luan Cândido (Thiago Borbas, aos 39′ do 1°T); Jadsom, Juninho Capixaba e Lucas Evangelista; Matheus Gonçalves (Andrés Hurtado, no intervalo), Vitinho (Henry Mosquera, no intervalo) e Eduardo Sasha (Talisson, aos 30′ do 2°T)
Técnico: Pedro Caixinha
Atlético
Everson; Saravia, Bruno Fuchs (Igor Rabello, aos 40′ do 2°T), Jemerson e Arana; Otávio, Alan Franco, Rubens (Igor Gomes, aos 29′ do 2°T) e Pavón; Paulinho (Réver, aos 36′ do 2°T) e Hulk
Técnico: Felipão
- Motivo: 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data: 25/10/2023
- Estádio: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista
- Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
- Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (FIFA-RJ) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
- VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
- Gols: Hulk (Atlético, aos 35′ do 1°T), Igor Gomes (Atlético, aos 35′ do 2°T) e Talisson (RB Bragantino, aos 39′ do 2°T)
- Cartões amarelos: Léo Ortiz, Aderlan (RB Bragantino); Otávio, Saravia, Pavón, Everson (Atlético)
Fonte: noataque.com.br