Tarifa de água em Minas terá reajuste médio de 15,7% a partir de 2023

A tarifa de água dos consumidores mineiros sofrerá reajuste médio de 15,70% a partir de janeiro de 2023. A decisão foi tomada em reunião da Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), realizada nessa quarta-feira (23).

Segundo a entidade, a tarifa da Copasa se manteve sem aumento há dois anos e meio, e pontuou ainda uma “redução inédita” de 1,52% em agosto de 2021. “Em 2022 o reajuste tarifário da companhia visou atualizar as tarifas em relação aos efeitos da inflação, envolvendo também compensações financeiras e a aplicação de prêmios ou punições em função de metas que monitoram a prestação do serviço”, afirmou a Arsae-MG em comunicado.

A Agência explicou também que o indicador de capacidade de pagamento para os usuários da categoria residencial continua abaixo de 3%, o que indica “baixo comprometimento da renda média das famílias com o consumo de água e esgotamento sanitário”.

“Como não houve mudança na regra de cobrança das tarifas, o aumento percentual do reajuste será o mesmo para todos os usuários. Ainda assim, a Arsae-MG preservou a capacidade de pagamento dos usuários residenciais e sociais”, finalizou.

Em nota, a Copasa afirmou que o reajuste “tem por objetivo repor a inflação acumulada, proporcionar os investimentos para garantir eficiência dos serviços e atingir as metas de universalização impostas pelo Marco Legal do Saneamento”.

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM