Queimadas prejudicam a saúde, o meio ambiente e causa transtornos para os moradores de Presidente Olegário

Como acontecem todos os anos, as queimadas neste período de estiagem já começaram. Esta danosa tradição traz problemas para a saúde das pessoas, danos ao meio ambiente e prejudica até o trânsito em Presidente Olegário. Em bairros onde há mais lotes vagos e terrenos baldios, a situação é um verdadeiro pesadelo para os moradores.

No Bairro Ibiza, por exemplo, moradores já sofrem com as queimadas nos lotes vagos. Durante a última sexta-feira (12), vários bairros da cidade ficaram tomados pela fumaça que causou transtornos para os moradores que protestaram nas redes sociais contra o problema. Nesta segunda-feira (15) queimadas foram registradas nos bairros Ibiza e Aleixo Araújo.

Além de causar danos ao meio ambiente, matando aves e expulsando insetos para os vizinhos, o fogo é prejudicial a saúde. Para quem sofre com alguma doença respiratória, a fumaça deixa a respiração um verdadeiro sofrimento.

E sem falar na sujeira que a queimada provoca. A fuligem voa para as residências que ficam imundas e só mesmo uma grande faxina para retirar a sujeira. Até colocar roupa no varal fica difícil. A fuligem e a fumaça invadem os imóveis e se não sujar as roupas, elas ficam impregnadas de mau cheiro sendo necessária uma nova lavagem.

Para quem continua a realizar esta prática, as autoridades alertam que atear fogo em lote vago é crime e o responsável pode ser preso e levado para a delegacia. A denúncia poder ser feita através do 190.

Fotos: Luzia Amorim

LEIA TAMBÉM