A Unidade Móvel da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) Minas recebeu nesta quinta-feira (29/11), voluntariamente, 45 animais silvestres criados ilegalmente. Por se tratar de doação espontânea, os criadores não foram penalizados.
A unidade móvel ficou estacionada das 10 às 17 horas na Praça Afonso de Sá, centro de Presidente Olegário. “Esse papagaio é de estimação, mas fazer o que, queremos o melhor para ele e o certo é devolve-lo a natureza” disse o senhor Renato, ao entregar o papagaio de estimação a equipe Fauna da Fiscalização Preventiva Integrada.
De acordo com o médico veterinário Aníbal, foram recebidos pela unidade móvel, periquitos, papagaios, azulão, sabiá, jabutis, entre outros pássaros. Os animais seguirão para o Centro de Triagem de Animais (Cetas) de Patos de Minas e depois encaminhados para a Cetas de Brasília/DF. Depois de se readaptarem os bichos serão devolvidos à natureza.
Ainda segundo informações, foi um dia de interação com a comunidade, os especialistas puderam tirar dúvidas e prestar esclarecimentos as pessoas. “A devolução de animais silvestres pode ser feita a qualquer momento, basta a pessoa ligar para a Polícia Militar do Meio Ambiente, que eles recolhem os animais sem penalização para o criador” finalizou Aníbal.