O prazo para inscrição de candidatos para as eleições municipais deste ano terminou no dia 15 de agosto, com isso, já é possível conhecer todos concorrentes ao pleito de 2024. Lagoa Formosa terá dois candidatos a prefeito com seus respectivos candidatos a vices. Inicialmente três candidatos tinham registrado suas candidaturas, mas um deles acabou renunciando nesta segunda-feira (19/8).
Para concorrer ao cargo de prefeito, o MDB inscreveu o atual prefeito Edson Machado de Andrade (Didi), 72 anos. Ele terá como candidato a vice José Alencar Garcia (Bozó), 56 anos. Já a coligação Pode/PL lançou o ex-prefeito José Wilson Amorim (Zé Amorim), 61 anos, como candidato a prefeito. Ele terá como candidato a vice o também ex-prefeito João Martins de Paula (Corete), 62 anos.
RENÚNICA:
O candidato da Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PC do B/PV), Fabiano Gonçalves de Lima “Zaria”, comunicou por meio de nota a renúncia à candidatura.
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
“NO DIA 19 DE AGOSTO DE 2024 (SEGUNDA-FEIRA) FOI ASSINADO O TERMO DE RENUNCIA DE ZARIA E CINTA AOS CARGOS DE PREFEITO E VICE-PREFEITA. POR MOTIVOS DE FALTA DE FILIAÇÃO A CHAPA MAJORITÁRIA PODERIA COMPROMETER A CHAPA COMPLETA E PARA QUE TODOS POSSAM DISPUTAR AS ELEIÇÕES FICOU DECIDIDO QUE O PARTIDO DOS TRABALHADORES TERÁ SOMENTE CANDIDATOS AO CARGO DE VEREADOR”.
ATT, FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA/ PT, PV e PC do B.”
SAIBA MAIS SOBRE OS CANDIDATOS A PREFEITO DE LAGOA FORMOSA:
Quem é José Wilson Amorim (Zé Amorim)?
José Wilson Amorim candidato a prefeito e João Martins de Paula (Corete) candidato a vice-prefeito foram aprovados por unanimidade durante convenção realizada no dia 3 de agosto de 2024 pela coligação “Juntos por uma cidade melhor”, dos partidos PL e Podemos.
Zé Amorim, nasceu no dia 19 de abril de 1963, na localidade de Campo Alegre. Seus pais, Wilton Amorim de Matos e Maria José Nascimento de Matos (in memoriam). Seus irmãos: Raquel, Marisa (in memoriam), Marilda, Luciana, Claudinho, Paulo Henrique e sua irmã de criação Beth, pai de Wilton Amorim e avô de Guilherme Ferreira Trajano Amorim. Ele tem a formação em Técnico em Contabilidade.
Zé Amorim quando criança, mesmo em período escolar trabalhava vendendo verduras e picolés. Aos 15 anos, trabalhou como Office boy, no Banco Real de Lagoa Formosa. Com apenas 24 anos assumiu a gerência administrativa do Banco Real, na agência de Bebedouros, interior de São Paulo, liderando 168 funcionários num período de 10 anos.
Zé Amorim retornou para sua terra natal para trabalhar com a sua família administrando a Indústria WM e também a fazenda. E a partir de 2005 começou a atuar em cargos públicos sendo:
· Secretário Municipal de Administração, nas gestões: 2005/2008 e 2009/2012,
· Prefeito Municipal na gestão 2013/2016,
· Secretário Municipal de Administração e de Obras: gestão 2017/2020,
· Diretor de Obras Urbanas e Secretário Municipal de Obras na cidade de Patos de Minas gestão: 2021/2024.
Quem é Edson Machado de Andrade “Didi”?
dson Machado de Andrade, “Didi” como é conhecido, é filho de Dona Julieta e do Sr. Antônio Genosino (in memoriam). Natural de Lagoa Formosa, mais especificamente da comunidade de Cochos (Limeira), tem um enorme apreço por suas origens, onde identifica também o valor e a luta diária do homem do campo. Empresário, tem uma visão futurista de ações que lhe garantem sucesso em seus empreendimentos.
Didi é casado com Maria Moreira de Andrade e pai de duas filhas, Carla e Fernanda. Ele é o atual prefeito de Lagoa Formosa. Já foi eleito para o cargo por três vezes e tenta pela quarta vez a gestão executiva do município. Ele é apaixonado por Lagoa Formosa.
Edson Machado de Andrade tem como candidato a vice, o ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lagoa Formosa, José Alencar Garcia “Bozó”.
O QUE É PERMITO AOS CANDIDATOS
São permitidos, por exemplo, a distribuição de santinhos, as caminhadas, carreatas, os comícios, o uso de equipamentos de som e outros tipos de manifestação política, bem como a transmissão desses eventos pelas redes sociais.
Pelas regras, os candidatos podem lançar seus sites e pedir votos em perfis de rede social e aplicativos de mensagens, embora seja proibida a contratação de disparos em massa.
Também está proibido pagar para que personalidades e influenciadores veiculem propagandas de candidatos em seus perfis na internet, ainda que essas pessoas possam manifestar voluntariamente o apoio a candidatos e fazer a veiculação gratuita de material de campanha.
O impulsionamento de propagandas na internet – isto é, o pagamento por maior alcance de pessoas – está permitido sob uma série de condicionantes, entre elas a de que a plataforma a oferecer o serviço mantenha um canal de atendimento ao eleitor, por exemplo. Essas exigências fizeram empresas como o Google deixar de participar desse mercado. A big tech anunciou que neste ano não vai permitir propagandas eleitorais em suas plataformas no Brasil.
As propagandas eleitorais que começam nesta sexta-feira (16) não devem ser confundidas com o horário eleitoral gratuito em rádio e TV, que será transmitido de 30 de agosto a 3 de outubro. O uso desses meios de comunicação de massa é mais restrito, sendo proibida a contratação de espaço publicitário além do tempo estipulado pela Justiça Eleitoral para cada partido.
Fonte: Partidos MDB e PODEMOS/PL