Jovens que completam 18 anos em 2020 devem se alistar até 30 de junho

O dia 30 de junho é o prazo limite para que todos os jovens que completam 18 anos em 2020 alistem-se e fiquem em dia com o serviço militar. É por meio desse serviço que todo cidadão brasileiro aprende a defender a pátria, trabalhando, durante quase um ano, dentro de uma organização da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

Atualmente, o alistamento pode ser realizado pela internet, por meio do endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br, pelo aplicativo do Exército Brasileiro. A Junta do Serviço Militar de Presidente Olegário esclarece que devido a propagação regional do Covid-19 e orientação da Delegacia de Serviço Militar (DSM), não está sendo feito o alistamento presencial até segunda ordem.

É importante ressaltar que o jovem deve alistar-se na cidade onde reside. Para fazer o alistamento é necessário que o cidadão envie para o e-mail jsmpo@outlook.com da Junta de Serviço Militar de Presidente Olegário os seguintes documentos: certidão de nascimento; carteira de identidade; CPF; comprovante de residência. Além disso, é preciso informar e-mail e número de telefone celular.

Quando o alistamento não é realizado dentro do prazo, para que a situação militar seja regularizada é necessário o pagamento de multa. Caso contrário, haverá impedimento de acesso a determinados serviços públicos, tais como: obtenção da carteira profissional para ingresso como funcionário, empregado ou associado em instituição regular; realização de exame ou matrícula em qualquer estabelecimento de ensino; obtenção ou renovação de passaporte; inscrição em concurso público ou admissão em cargo público.

Mais esclarecimentos podem ser enviados para o WhatsApp (34) 99834-9772 da Junta de Serviço Militar de Presidente Olegário. A Junta não possui telefone para atendimento ao público.

LEIA TAMBÉM