Três Escolas Estaduais de Presidente Olegário serão contempladas com o Ensino integral

A nova Educação Integral vai ofertar 5.540 vagas em 148 escolas estaduais das cidades do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Em Presidente Olegário três Escolas serão contempladas com a nova Educação Integral. As escolas contempladas são: Escola Estadual Farnese Maciel, Escola Estadual Tonico Batista e Escola Estadual de Ponte Firme no Distrito de Ponte Firme.

A retomada e ampliação do ensino deste modelo ocorreu após o governo de Minas ter suspendido turmas em várias unidades este ano. O novo programa foi divulgado na tarde desta quarta-feira (26/06), pela secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, durante entrevista coletiva em Belo Horizonte.

A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Patos de Minas, serão ofertadas 820 vagas. Em todo o estado de Minas Gerais, o programa Educação Integral estará presente em 895 escolas com abertura de 34 mil vagas no segundo semestre deste ano. De acordo com o Estado, com essa oferta, a rede estadual chegará ao fim de 2019 com 64 mil vagas para o ensino integral, em 1.395 escolas.

A principal mudança no modelo de ensino integral é que as turmas não serão mais multisseriadas, ou seja, formadas por alunos de diferentes idades e níveis educacionais, como era no modelo antigo. A partir de do segundo semestre, as turmas serão únicas, com progressão e trajetória regulares, acompanhamento de frequência também no contraturno e matriz curricular integrada.

Conforme a secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, o novo modelo de ensino integra terá uma matriz curricular articulada entre as áreas de conhecimento e os campos integradores. Além das matérias regulares da base comum, os alunos terão aulas de projeto de vida, cultura e saberes em arte, educação para cidadania, laboratório de matemática, ciências e tecnologia, entre outras disciplinas que passam a fazer parte da matriz pedagógica.

Entenda o caso
Em todo o Estado, o número de escolas com turmas de tempo integral passou de 1.600 para 500 escolas em 2019. A determinação partiu do governador Romeu Zema (Novo), visando o corte de gastos devido à situação financeira do Estado.

O corte de ensino integral atingiu 81 mil alunos e desempregou 9 mil professores em toda Minas Gerais.

À época, a Secretaria de Estado de Educação afirmou que herdou um rombo de R$ 34,5 bilhões da última gestão e, que, por isso, teve que repensar o programa.

Confira clicando aqui a lista das 895 escolas estaduais contempladas.

Fonte:G1

LEIA TAMBÉM