Trabalhadores rurais do noroeste de Minas aprendem sobre operação e manutenção de tratores em curso do Sistema Faemg/Senar Minas

Pequenos produtores e trabalhadores rurais de Urucuia, no noroeste de Minas, concluíram o curso de Operação e Manutenção de Tratores do Sistema Faemg/Senar Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. O treinamento foi realizado na fazenda Cachoeira, na comunidade rural de Buriti.

Durante cinco dias, os 10 participantes trabalharam temas como saúde e segurança, cidadania e conservação do meio ambiente, noções de manutenção do trator e operação com implementos. “Eles entenderam a importância e a necessidade de fazer a manutenção preventiva, a operar o trator adequadamente, a preservar o meio ambiente, dando a destinação final dos produtos utilizados nos tratores e, obviamente, o uso correto dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual”, detalha o instrutor Geraldo Fonseca de Castro.

O curso era um anseio dos produtores e trabalhadores rurais da comunidade, já que com a utilização racional dos tratores e as manutenções preventivas adequadas, é possível reduzir o custo operacional e os índices de falhas mecânicas, prolongando assim a vida útil das máquinas. “Tendo trabalhadores mais eficientes e um serviço de qualidade, os produtores terão economia de combustível, tempo e dinheiro. Do outro lado, os trabalhadores aumentam as chances de novas oportunidades profissionais na área”, completa o instrutor.

“Nós tínhamos ofertado apenas um curso nesta comunidade até hoje. Após o pedido dos próprios produtores e trabalhadores rurais, levamos mais este curso de Operação e Manutenção de Tratores. Todos se empenharam muito, eles vão percebendo, cada vez mais, a importância do Sistema Faemg/Senar Minas para a evolução no campo”, revela o mobilizador do Sindicato de Urucuia, Antônio dos Passos.

Fonte:Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas

LEIA TAMBÉM