Trabalhadores de Paracatu recebem treinamento para manutenção de unidades de beneficiamento e armazenagem de grãos

Trabalhadores de Paracatu, no Noroeste Mineiro, receberam o treinamento do Sistema Faemg / Senar Minas para manutenção de unidades de beneficiamento e armazenagem de grãos, através da parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município e com a Coopervap (Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu).

Os participantes aprenderam a fazer desde a recepção até a saída do produto para o mercado consumidor, como explica o instrutor Élcio Prizão: “Começamos ensinando como fazer o checklist do caminhão, para ver se tem algum tipo de contaminante; depois vem a classificação do produto, para saber se está apto para ser recebido; limpeza e regulagem das máquinas de limpeza, seleção, secagem e conservação dos grãos, a leitura da temperatura dos grãos no armazém, o manejo integrado de pragas de grãos armazenados e a expedição”.

Todos os trabalhadores foram aprovados ao final do treinamento e agora estão preparados para desempenhar as atividades em qualquer unidade de beneficiamento e armazenagem de grãos, como a Coopervap, que tem unidade em Paracatu com capacidade para armazenar 40 mil toneladas de grãos. Além do armazenamento, a cooperativa faz o beneficiamento, a classificação e a comercialização dos grãos. “Quando o procedimento é feito corretamente desde o princípio, na chegada aos armazéns, o lucro vem pela venda de um produto de melhor qualidade sem perda de peso e negociações com preços mais vantajosos”, completa o instrutor.

A mobilizadora do Sindicato Rural de Paracatu, Dita Oliveira, diz que o treinamento vai proporcionar melhora de vida para os trabalhadores e suas famílias. “Eles precisavam desse aprendizado, dessa qualificação. Agora atenderão melhor à demanda do mercado e dificilmente ficarão sem emprego”.

LEIA TAMBÉM