Superintendente do SENAR MINAS se reúne com lideranças rurais em Luz, Patos de Minas e Paracatu

O superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, deu sequência às reuniões com presidentes de entidades e sindicatos rurais, parceiros do Sistema Faemg, que vem realizando desde o começo do ano. Nos dias 28 e 29 de agosto, Nascif esteve em Luz, Patos de Minas e Paracatu (foto abaixo, à esquerda), localizadas na regional de Patos de Minas. Ele foi acompanhado pelo coordenador de Formação Profissional Rural do Senar, Luiz Ronilson Paiva, e pelo gerente regional do Senar em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.

Nascif conversou com dezenas de lideranças rurais, nas três cidades. O tema foram as mudanças no Sistema Faemg/Senar Minas, diante das dificuldades financeiras do país e a necessidade de se adequar à nova realidade. “O objetivo desses encontros é mostrar as novas tendências do Sistema, as mudanças, as necessidades de adequação ao novo tempo e mostrar para os presidentes de entidades e sindicatos quais são as prioridades, para que possamos falar a mesma língua. Além disso, nós os ouvimos também, essa aproximação entre nós é muito importante nesse tempo difícil. Dessa forma, as mudanças ficam mais suaves, menos traumáticas e a aceitação é muito boa. O resultado tem sido muito bom em todas as regiões que estamos percorrendo”, comenta o superintendente.

Luiz Ronilson, coordenador de Formação Profissional Rural do Senar Minas, lembrou que cada região do estado é diferente da outra, o que aumenta os desafios da instituição na capacitação dos produtores e trabalhadores rurais. “As necessidades dos produtores rurais mudam de uma região para a outra, por isso temos que desenvolver constantemente novas metodologias, normas e tecnologias para atender a todos da melhor forma possível. Esses encontros por todo o estado têm sido muito produtivos. Estamos apresentando o Christiano como novo superintendente, as novas diretrizes que ele vem trazendo para o Senar, como a ampliação do ATeG focado nas cadeias produtivas de cada região”.

O gerente regional Sérgio Coelho, responsável por 56 cidades do estado, acompanhou as reuniões e elogiou a participação das entidades e sindicatos rurais.“Houve uma participação quase que completa dos sindicatos e entidades cooperadas pertencentes à regional de Patos de Minas. Os trabalhos foram muito bem conduzidos pelo superintendente. Todos entenderam a nova realidade do Sistema e, além de ouvir, participaram de forma efetiva, dando sugestões relevantes para o melhoramento dos nossos serviços”.

Opinião de presidentes

Elhon Cruvinel, presidente do SPR de Patos de Minas, vice-presidente da Faemg: “O encontro foi muito produtivo, com a presença de várias lideranças rurais da região. Com certeza dará bons frutos”. O Sistema Faemg/Senar Minas e os sindicatos precisavam sobreviver, então é conversando que vamos encontrar soluções para o setor do agronegócio”.

Paulo Pereira, presidente do SPR de Presidente Olegário: “O Sistema Faemg/Senar Minas é hoje o aporte mais sólido que temos para o produtor rural, no que se refere à

capacitação gerencial, principalmente. Foi muito válido esse encontro, acho que é o melhor caminho para estreitar nosso relacionamento”.

João Figueiredo, presidente do SPR de Patrocínio: “O Christiano Nascif foi muito pontual em relação às mudanças no Sistema Faemg/Senar Minas. Entendemos que é necessária a aplicação mais eficiente dos recursos, priorizando os atendimentos a aqueles que contribuem de alguma forma com o Sistema”.

Pablo Cardoso, presidente do SPR de Monte Carmelo: “O Sistema Faemg/Senar Minas vem fazendo um trabalho muito bom em nosso município. No ano passado, foram capacitados mais de mil produtores e trabalhadores rurais. Somos muito gratos por isso e queremos cada vez mais estreitar nossa relação com o Sistema. O encontro foi excelente”.

LEIA TAMBÉM