SOS Primeiros Socorros nas Escolas chega à regional de Patos de Minas

O novo Programa SOS Primeiros Socorros nas Escolas, do Sistema Faemg / Senar Minas, chegou à Lagoa Grande, no noroeste mineiro. O objetivo é preparar os profissionais da área da educação para práticas de primeiros socorros em situações de urgência e emergência dentro das escolas.

O Programa foi ministrado pela instrutora do Senar Minas, Ana Graciely Resende, na Escola Estadual Santa Terezinha, que atualmente tem 1.200 alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio. Ao todo, 16 professores da escola fizeram o curso, que tem duração de oito horas. Entre os temas abordados, estão manobras para reverter convulsões, desmaios, engasgos e paradas cardiorrespiratórias.

“Foi muito útil pra nós, porque lidamos com adolescentes e jovens o tempo todo, e agora vamos conseguir ajudá-los em situações de urgência e emergência. Em Lagoa Grande não tem Corpo de Bombeiros nem SAMU, então o atendimento normalmente demora um pouco mais. Poderemos fazer os primeiros socorros antes da chegada de um profissional da saúde, ajudando até a salvar vidas com as práticas que aprendemos”, revela a professora Káthia Lopes.

O Programa foi realizado pelo Senar Minas, através da parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lagoa Grande, e em breve, irá passar por outras instituições de ensino do noroeste mineiro e do alto Paranaíba. Neste mês, entra em vigor no país a Lei 13.722, a chamada Lei Lucas, que determina que professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico, sejam capacitados em primeiros socorros.

Fonte Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas

LEIA TAMBÉM