Soldado reformado mais antigo de Minas Gerais completa 109 anos

O Militar reformado Olímpio completou 109 anos na última quinta-feira (24/08),coincidência ou não, véspera do Dia do Soldado. “Eu tinha um tio, irmão do meu pai, que era militar. Quando eu conheci ele, eu era pequeno, pequenininho, e ele era militar”, disse Olímpio. Seu número de polícia é 3.197, e é o mais antigo reconhecido pela Polícia Militar de Minas Gerais.

A influência de família o fez soldado e a carreira o levou ao posto de sargento. Em 1953, já como policial reformado, recebeu uma homenagem do Governo de Minas, pelos serviços prestados na revolução constitucionalista de 1932. “Quando vinha passando avião, jogavam bomba matando gente. Eu passava a metralhadora no avião e o avião caía longe. Eu derrubei muito avião”, relembra.

Nascido em Araçuaí, seu Olímpio passou pelas cidades de Belo Horizonte Diamantina, São Francisco e São Sebastião dos Poços, distrito de Manga, onde ainda mora com a esposa, dona Joana, de 94 anos. São mais de 75 anos de casados, em uma relação que gerou oito filhos, 23 netos e 32 bisnetos. “É muito amor. Toda vida. Criamos nossos filhos. Graças a Deus”, comemora.

A cumplicidade e respeito entre seu Olímpio e dona Joana atravessam mais de meio século, principalmente no respeito aos gostos e costumes do outro que, no caso do seu Olímpio, é a cachacinha, que ele carinhosamente chama de “pileque”. “A gente fala que a bebida prejudica, mas parece que para ele não. Dá a hora que ele levanta, o café é o pileque”, conta dona Joana. E seu Olímpio reforça: “Eu nunca tomei café não. Só o pileque”.

Olímpio não tem graves problemas de saúde e leva uma vida normal. Segundo familiares, ele fez checkup recentemente e está tudo nos conformes. “Meu pai diz que o segredo para viver tanto é a calma com que leva a vida e não fazer extravagâncias”.

Para toda a família, o soldado, sargento, marido, pai, avô e bisavô, é um exemplo de vida. “É um homem trabalhador, que passa um respeito muito grande, e muito importante na vida de todos nós”, diz Valéria, uma das netas.

Fonte: JP Agora
Fotos: Arquivo Pessoal

LEIA TAMBÉM