Senar ensina técnicas para criação de frangos caipiras no município de Vazante

Com desafios cada vez maiores no campo, gerados principalmente pela falta de chuvas, pequenos produtores rurais acabam deixando a agricultura ou a bovinocultura para buscar algo que seja menos oneroso e que gere renda.

Nesse sentido, a avicultura tem sido um negócio promissor, pois a demanda por ovos e frangos caipiras vem crescendo em todo o país. Além de ser uma atividade que não necessita de muito espaço e nem da utilização de muita água, o valor dos produtos caipiras chega a até três vezes mais do que os de granja.

Mas é preciso ter conhecimento sobre o que se está fazendo para evitar perdas. Em Vazante, no Noroeste de Minas, pequenos produtores rurais não estavam sabendo lidar com a alta mortandade de aves, e por isso solicitaram à ADVAZ (Agência para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Vazante), o curso de Avicultura Básica, com ênfase em Frangos e Galinhas Caipiras, do Senar Minas.

O curso tem duração de três dias. Entre teoria e prática, os participantes aprendem sobre cuidados e limpeza dos galinheiros, seleção das aves, controle sanitário, vacinações e coleta de ovos. Além disso, aprendem a planejar a produção e a avaliar os resultados. O curso teve instrução de Camila Bueno.

“A maioria dos participantes desse curso depende da criação de caipiras para o sustento da família, mas eles estavam desesperados com tantas aves morrendo. O curso ensinou muito a eles, tenho certeza de que os negócios vão melhorar”, revela a mobilizadora do Senar Minas em Vazante, Gislene de Oliveira.

Fonte: Elcio Fonseca
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas

LEIA TAMBÉM