Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa em MG começa nesta quinta-feira (1º)

A segunda etapa de vacinação do rebanho contra a febre aftosa em Minas Gerais começa nesta quinta-feira (1º). A expectativa é que sejam imunizados mais de nove milhões e meio de animais. Devem ser imunizados bovinos e bubalinos com idade de 0 a 24 meses.

Além de vacinar o rebanho, os produtores devem obrigatoriamente declarar ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) a vacinação dos animais. Caso não faça essa declaração, o produtor estará sujeito a multa de R$ 81,25 por animal.

O produtor deverá comprovar a vacinação de seu rebanho junto ao IMA até 10 de dezembro. O descumprimento dessa norma sujeita o produtor a multa de cinco Ufemgs, o equivalente a R$ 16,25 por animal.

O IMA ainda estabelece que os produtores rurais proprietários de 150 ou mais bovinos ou bubalinos deverão declarar a vacinação do seu rebanho contra a febre aftosa exclusivamente por meio do site www.ima.mg.gov.br ou pelo Portal do Produtor no endereço https://www.sidagro.ima.mg.gov.br/portaldoprodutor/login.jsf.

Para quem tem plantel com até 150 animais a declaração poderá ser feita pelo site ou também presencialmente em uma unidade do Instituto. O último registro de febre aftosa em Minas Gerais ocorreu em 1996. O Ministério da Agricultura prevê para 2021 iniciar a retirada da vacinação do rebanho contra a febre aftosa no país.

COMPARTILHAR
Jornalista e radialista, natural de Presidente Olegário. Idealizador e responsável pelo portal PO Notícias. Redator e apresentador dos programas Jornal da Eldorado e show da tarde na Rádio Eldorado FM 87,9.