Sargento do Corpo de Bombeiros é sugado durante treinamento de mergulho e morre afogado

O Corpo de Bombeiros está de luto. Um incidente durante um treinamento de mergulho na tarde desta quarta-feira (14) terminou com a morte do sargento Filho. O militar era lotado no 4° Pelotão de Bombeiros da cidade de Paracatu, mas atuou durante quase toda a carreira na Companhia de Bombeiros de Patos de Minas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o sargento Paulo Filho e o soldado Santana estavam em um treinamento de mergulho na represa Boa Sorte, localizada a cerca de 30 quilômetros de Paracatu. O sargento Filho mergulhou e demorou a voltar à superfície, acionando a corda que sinaliza emergência.

O soldado Santana mergulhou e encontrou o sargento com parte do corpo sendo sugado por um cano de 8 polegadas. A tubulação havia sugado também o bocal de oxigênio do militar. “O soldado fez o que pode para retirá-lo, contudo não conseguiu vencer a força da sucção do cano” informou o tenente Gabriel do Corpo de Bombeiros.

Por volta de 16h30, o soldado acionou o Corpo de Bombeiros e uma guarnição chefiada pelo Sargento Jodel foi ao local, constatando a morte do Sargento Filho, que estava há mais 40 min submerso. O Soldado Santana foi encaminhado ao Hospital Municipal de Paracatu. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Pelotão de Paracatu e da Companhia Independente de Patos de Minas foram acionados para retirar o corpo do sargento Filho que ficou preso à tubulação.

O comando do Corpo de Bombeiros lamentou a morte do sargento Filho. “Perdemos um grande profissional”, afirmou o capitão Arthur.

LEIA TAMBÉM