Recuperação de Nascentes marca retomada de parceria entre Senar e Sindicato Rural de Lagamar

Produtores rurais de Lagamar, no Noroeste do estado, estão comemorando os resultados do curso de Recuperação de Nascentes, ofertado pelo Senar em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Lagamar.  

O curso tem duração de três dias. No primeiro dia, os participantes têm aulas teóricas, onde aprendem definições de nascentes, ciclo da água, e legislação ambiental. Depois, todos vão para a área de uma nascente.

“Fazemos a limpeza da nascente e todo seu entorno, construímos um solo de cimento e instalamos canos por onde passará a água. Depois fazemos proteções com pedras para os olhos d’água. Finalmente, a área da nascente é delimitada, respeitando as leis ambientais”, detalha o engenheiro agrônomo e instrutor do Senar Renato Alves Rios.

A nascente escolhida para o trabalho foi a nascente Ernesto Preto, que fica dentro da fazenda de Paulo José da Silva, há oito quilômetros de Lagamar. “A nascente estava praticamente seca, nos últimos anos passamos aperto no período sem chuvas. Agora a vazão já aumentou em mais de 50%, e continua aumentando a cada dia. Creio que, em breve, vai estar com mais de 100% da capacidade de vazão que tinha antes”, conta, empolgado.

O curso marcou a retomada da parceria do Senar com o Sindicato de Produtores Rurais de Lagamar. “A parceria do Senar Minas é essencial para trazer à Lagamar melhoria de vida aos nossos produtores rurais, através dos cursos e treinamentos que trazem inovações e tecnologias para serem aplicadas no campo”, comenta o presidente do Sindicato, Anderson Alves da Silva.

Quem se interessar pelos cursos do Senar Minas em Lagamar deve procurar o Sindicato de Produtores Rurais, através da mobilizadora Núbia Simão. “A retomada da parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Lagamar aproxima o Senar Minas dos produtores rurais do município, e faz com que possamos ofertar com mais agilidade um volume maior de cursos e treinamentos para esse público”, conclui o gerente regional do Senar em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.

Fonte: Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas

LEIA TAMBÉM