Rally Minas Brasil traz muitas novidades em 2019 e passará por Presidente Olegário

A temporada 2019 do Brasileiro de Rally Cross Country (CBA), Brasileiro de Rally Baja (CBM) e Mineiro de Rally está prestes a começar. Neste próximo sábado (16), pilotos e navegadores enfileirarão seus veículos para a largada do 2º Rally Minas Brasil, responsável pelas 1ª e 2ª etapas de ambos os campeonatos. O evento passará pelo município de Presidente Olegário.

Organizado pela Rallymakers, a concentração começa na sexta-feira (15), a partir das 10h, no Centro de Convenções e Eventos UNIPAM (localizado na BR MGT-354 PMS020 – Alto Marabá). Toda a população local está convidada a conhecer e passear pelo parque de apoio, onde estarão montados os box das equipes – a entrada é gratuita.

Entre os mais de 100 veículos inscritos – motos, quadriciclos, UTVs e carros – está a Corinthians Rally Team que, por meio da dupla Fernando Couto e João Afro (de Teresina, PI), será a primeira marca de um time de futebol a participar oficialmente do rali. A equipe tem a direção de Rodrigo Konig (com experiência de mais de 20 anos de rali) e a chancela do Sport Clube Corinthians Paulista.

“O objetivo da Corinthians Rally Team (apelidada de Rally Timão) é popularizar o rali no Brasil e disseminá-lo para as torcidas de futebol e demais modalidades esportivas e, naturalmente, atingir os torcedores de outros times que passarão a nos perceber”, explicou Konig, que completou. “Como qualquer outra equipe, também queremos vencer etapas e campeonatos, e a chegada da Corinthians Rally Team já traz nomes de peso que serão incorporados ao longo da temporada, a exemplo de Pedro Queirolo, Tino Viana, Roberto e Tiago Reijers (pai e filho), entre outros pilotos e navegadores que, em breve, serão anunciados”.

Outra novidade que promete ser a sensação desta temporada são os Buggy’s desenvolvidos pela Giaffone Racing. O projeto estreou em 2018 no Rally Caminho das Neves e, dado o seu potencial, chegará ao Rally Minas Brasil com três veículos. “Temos oito Buggy’s comercializados que até o Rally dos Sertões estarão em atividade; mas nosso objetivo é fechar 2019 com dez unidades em provas”, disse o diretor da equipe, Zequinha Giaffone. O Buggy é um veículo 4×2 com tração traseira e conta uma categoria própria: a OPEN. Com motor V8 de 330 cavalos, atinge a velocidade máxima de 180 km/h, possui câmbio 5 marchas sequencial, suspensão independente nas quatro rodas, dois amortecedores por roda, chassi tubular e pesa 1.580 kg. “Quisemos seguir a linha dos buggies americanos e, ainda, que fosse financeiramente mais barato”, enfatizou Giaffone.

O Rally Minas Brasil também será o palco da estreia do mais novo veículo de competição da Mitsubishi Motors. Desenvolvida pela Spinelli Racing – que tem como diretores Guiga Spinelli e Youssef Haddad – a L200 Triton Sport R chega com a proposta de ser a picape com o melhor custo benefício de carro 0 km para qualquer disputa brasileira de rali. É baseada nos modelos vendidos em concessionária, e vem para atender a categoria T2 FIA (veículos de produção), que é extremamente rigorosa nas modificações das quais podem ser feitas, além de manter as características gerais do carro de fábrica. “O Rally Minas Brasil será muito importante para termos referência de performance da Triton em relação aos outros carros da categoria Production T2 e, também, expor o veículo às características de uma etapa do Brasileiro”, disse Spinelli.

Para tanto, pilotos e navegadores terão cerca de 300 quilômetros de certame – divididos em dois dias de disputas. O roteiro passará pelas regiões de Tiririca, do Facão, da Bananeira, do Pé do Morro, do Cruzeiro da Prata, de Boa Vista, do Piçarrão, de Vargem Grande e da Lobeira. O terreno mesclará chão batido, areia, trial, erosões, pedras e trechos de serras.

Programação – 2º Rally Minas Brasil
15/03 – Sexta-feira
9h às 18h – Abertura da secretaria
10h às 18h – Vistorias técnicas
19h30 – Briefing Motos/Quadris/UTVs – Gálatas Hotel
20h30 – Briefing Carros – Gálatas Hotel

16/03 – Sábado
7h – Largada primeira moto no Parque de Apoio
7h30 – Largada no Prólogo (4 km em linha)
8h – Largada 1° carro no Parque de Apoio
8h30 – Largada no Prólogo (4 km em linha)
9h30 – Largada 1° moto na Especial (150 km)
12h – Largada 1° carro na Especial (150 km)
19h – Briefing Motos/Quadris/UTVs
19h30 – Briefing Carros

17/03 – Domingo
8h – Largada 1° moto na Especial
10h30 – Largada 1° carro na Especial
15h30 – Início cerimônia de premiação

O 2º Rally Minas Brasil é uma realização da Rallymakers, com apoio da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e Prefeitura Municipal de Presidente Olegário.

Fonte e Fotos: Liberdade de Ideias

LEIA TAMBÉM