Queimada destrói área de pasto em propriedade rural no município de Presidente Olegário

Uma queimada destruiu uma grande área de pastagens, na tarde desta terça-feira (14/08), próximo à Estação de captação de água da Copasa, em Presidente Olegário. O fogo se alastrou rapidamente e não há informações como ele foi causado. Ninguém ficou ferido.

A queimada foi registrada a cerca de 6 km de Presidente Olegário, próximo ao córrego Três Barras. Um caminhão-pipa que presta serviços para a Prefeitura, foi acionado para controlar as chamas e, evitar que algo mais grave acontecesse.

Com o tempo seco e a baixa umidade do ar, pequenos focos não controlados podem se alastrar rapidamente. A população deve ficar atenta quanto aos riscos que as queimadas oferecem. As pessoas devem evitar jogar lixo na beira da estrada, porque isto pode contribuir para a propagação das chamas, Aas queimadas causam tanto danos ambientais quanto materiais à população.

Segundo informações, o período de estiagem deve durar até outubro. Vale salientar que o código de posturas prevê multa que varia de R$ 150 a R$ 1,5 mil para quem provocar queimadas. Fique atento com algumas orientações para evitar queimadas e incêndios. Confira:

• Não lance pontas de cigarro pela janela do veículo ao trafegar pelas estradas e rodovias. A vegetação seca se incendeia com maior facilidade nesse período de baixa umidade.

• Seja cuidadoso ao acender fogueiras, velas e lampiões. Procure acendê-los em local aberto retirando completamente a vegetação em volta. Se possível, enterre as sobras de carvão (brasas e cinza).

• Não se ausente do acampamento deixando a fogueira acesa ou com torrões em brasa. Também não jogue restos de fogueira em rios.

• Não jogue lixo em locais inapropriados. Latas de metal, cacos de vidro e garrafas podem se aquecer ao sol e originar queimadas.

Fotos: Branco Teodoro

 

LEIA TAMBÉM