Projeto social transforma vidas por meio da capoeira em Presidente Olegário

Um Projeto Social sem fins lucrativos vem ajudando a tirar crianças e adolescentes das ruas por meio da capoeira. O projeto “Grupo Social Renasce Capoeira” que nasceu em 2016 e hoje atende crianças, adolescentes e jovens da cidade.  O projeto voltado para pessoas de 8 a 26 anos e fornece aulas de capoeira de forma gratuita.

De acordo com um dos fundadores do projeto Marcos Aurélio Batista Lebrão, mais conhecido como “Baiano”, um dos requisitos para participar do projeto é que a criança esteja matriculada na escola. “Realizamos esse trabalho voluntário com o intuito de tirar jovens e adolescentes das ruas fazendo com que eles tenham a oportunidade de se dedicar ao esporte” destacou Baiano.

No último sábado (15) mesmo com a falta de apoio, principalmente dos órgãos públicos, foi realizada uma roda de capoeira no Ginásio Poliesportivo, contando ainda com uma palestra realizada pelo policial militar cabo Rhenys Cambraia, que reforçou necessidade da pratica esportiva, e destacou a importância de nossas crianças e jovens ficarem longe do mundo das drogas.
 
Infelizmente o projeto não tem um local fixo, as aulas são realizadas nas ruas da cidade, de acordo com os organizadores o projeto é de inclusão não tendo distinção de classe social. ”Nosso projeto visa atender principalmente as crianças carentes, mas não fazemos distinção. Se uma criança que tenha condições financeiras quiser participar, será muito bem vinda, será uma oportunidade de treinar pessoas de classes diferentes” explicou Baiano.  

Ainda de acordo com Baiano, o projeto conta ainda com apoio do instrutor Tom-tom e monitor Cabeleira. As aulas são ministradas três vezes por semana (Segunda, quarta e sexta), as 19h30. Para quem interessar em participar do projeto, ou, quiser contribuir pode entrar em contato com o professor Baiano através do telefone (34) 9 9656-7213. “Sabemos que nem todos serão atletas, mas se nós formarmos grandes homens e mulheres, já estaremos contribuindo bastante para a sociedade”  finalizou Baiano.

Fotos: Rhenys Cambraia

LEIA TAMBÉM