Projeto de recuperação do Córrego Saltador é apresentado em reunião no Rotary Club

Durante reunião realizada nesta terça-feira (17/04), na sede do Rotary Club de Presidente Olegário, foi apresentado um importante projeto de Conservação da Microbacia do Córrego do Saltador, que abastece o Ribeirão das Três Barras, onde é feita a captação de água pela Copasa.

A ideia da recuperação da nascente do Córrego do Saltador foi dos membros do Rotary Club de Presidente Olegário e abraçada pelo executivo municipal através do secretário de agricultura, Júlio Reis e, pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

De acordo com o supervisor regional do IEF, Washington Luiz Silva Lima, o objetivo do projeto é recuperar e conservar o curso de água do Córrego Saltador de sua nascente a ponte de acesso à região de Ponte Grande “Com essa recuperação esperamos aumentar a vasão de água e contribuir com a captação da Copasa no Ribeirão das Três Barras e demais usuários desta água” destacou Washington.

Para que isso seja possível, terá que ter ações pontuais, com o levantamento da principal área de atuação do projeto, cercamento das áreas de APP, recarga hídrica, plantio de mudas e, trabalhos de educação ambiental, envolvimento de escolas, prefeitura, proprietários e eventuais parceiros.

Ainda segundo levantamentos feitos pelo IEF e Prefeitura Municipal, a área a fomentar por implantação será de aproximadamente 11 hectares, com uma área a ser cercada de 7 mil metros e plantadas aproximadamente 10 mil mudas de árvores, que serão fornecidas pelo IEF através dos programas de fomente ambiental.
Ainda, segundo informações dos envolvidos no projeto, algumas adequações ainda serão feitas e, será levantado o custo total do projeto. Logo após, acontecerá diversas reuniões com os proprietários das fazendas banhadas pelo córrego. Em seguida a captação de parceiros e possíveis investidores para que esse projeto seja viabilizado.

“A Água é a fonte da nossa vida, nossa luta deve ser constante na defesa do meio ambiente e preservação das fontes das Águas, o principal alimento para o ser humano” destacou o presidente do Rotary Club, João Marx de Vasconcelos.

Não fique parado! Opine, critique e ajude no sucesso do nosso projeto.

LEIA TAMBÉM