Proerd será ampliado em Presidente Olegário e atenderá mais de 300 estudantes do 5º ano do ensino fundamental

Uma reunião realizada na última sexta-feira (02/03), na sala de reuniões da Secretaria de Educação de Presidente Olegário, definiu a data de início o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) 2018 Participaram da reunião a secretária de educação Ana Maria, comandante do 4º Pelotão Heitor Santoro, cabo Rhenys Cambraia e diretores das escolas municipais e estaduais de Presidente Olegário.

A reunião teve como objetivo traçar as diretrizes para realização do PROERD neste semestre em Presidente Olegário. Para este ano a Polícia Militar irá atender todo o município, inclusive a Zona Rural, aplicando o PROERD a todos os alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental.

De acordo com informações do tenente Santoro, serão atendidos mais de 300 (alunos) no munícipio, em que receberão aulas pelo policial PROERD através de 10 (dez) lições sobre situações de risco, tomada de decisões e sobre responsabilidades, visando a formar cidadãos seguros e responsáveis longe das drogas.

As aulas terão início em abril e desde já professores, diretores e o Cb Rhenys Cambraia, policial instrutor do PROERD, convidam os pais dos alunos que serão instruídos a se aproximarem de seus filhos e a participarem ativamente deste processo de aprendizagem, auxiliando e contribuindo de forma positiva na formação cidadã de seus filhos.

PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão e visão:
• Missão: ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
• Visão: construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

Os objetivos específicos do programa incluem:
• Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.
• Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.
• Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.
• Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.
• Abrir um diálogo permanente entre a “Escola, a Polícia Militar e a Família”, para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.

 

LEIA TAMBÉM