Primeiro LIRAa de Patos de Minas em 2018 aponta índice de 2,8%

A Prefeitura de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, divulgou nesta segunda-feira (22) o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. Foi apontado um índice de 2,8%, o que coloca a cidade em estado de alerta, segundo o Ministério da Saúde, que prevê um índice aceitável de até 1%.

Cerca de 3.770 domicílios foram visitados por aproximadamente 130 agentes de combate às epidemias, em todos os bairros da cidade, entre os dias 16 e 18 de janeiro.

Os bairros que tiveram maior número de focos do mosquito foram Brasil, Brasília, Nossa Senhora Aparecida, Vila Rosa, Jardim Paulistano, São José Operário, Cônego Getúlio, Santa Luzia, Cristo Redentor, Santa Terezinha, Planalto, Ipanema, Gramado e Céu Azul.

Tambores, baldes, pratos de vasos de planta, pneus e lixo doméstico, como garrafas, latas e sacolas plásticas descartadas de forma inadequada foram os locais onde foi encontrada a maior quantidade de focos do mosquito.

Com o resultado, serão elaboradas estratégias de trabalho, com a intensificação de ações diversas, como mutirões e campanhas educativas, que acontecerão, primeiramente, nos bairros com maior incidência de focos.

Fonte:G1

LEIA TAMBÉM