Presidente Olegário completa 79 anos de emancipação política nesta segunda-feira 1º de janeiro

Presidente Olegário comemora seu 79º aniversário de emancipação política, nesta segunda-feira (01/01), mas nenhuma programação em comemoração ao aniversário da cidade foi marcada pelo poder público. A cidade é conhecida por sua ampla produção agropecuária e pelas riquezas naturais, como rios, cachoeiras e grutas.

Tudo começou quando um rancho de tropeiros que iam e vinham de Paracatu deu origem a uma localidade chamada “Brejo Alegre”. No dia 10 de outubro de 1851 foi feita a doação ao patrimônio público da igreja, onde foi erguida a Capela de Santa Rita de Cássia, com isso a localidade passou a ser chamada de “Santa Rita da Boa Sorte”.

No ano de 1867, o povoado foi elevado a “Distrito” de Paracatu. Já no ano de 1888, quando foi incorporado ao município de Santo Antônio dos Patos, hoje Patos de Minas, o nome foi mudado novamente passando a ser chamado de “Santa Rita de Patos”.

No dia 31 de dezembro de 1938, o distrito de “Santa Rita de Patos” foi elevado a município, e o nome novamente foi trocado passando a ser chamar “Presidente Olegário”, em homenagem a Olegário Maciel, chefe político da região, falecido durante a sua gestão na Presidência do Estado de Minas Gerais.

Com a emancipação política a cidade de Presidente Olegário, comemora seu aniversário no dia 1º de janeiro. A população está estimada em 19.599 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Atualmente a cidade é administrada pelo prefeito João Carlos Nogueira de Castilho (PV), que está em seu primeiro mandato e tem como vice-prefeito João Batista da Silva “Macaquinho” (PV). A presidência da Câmara Municipal é ocupada pelo vereador Januário Dias Moreira “Januário Dentista) (PV),

Compõem ainda o Poder Legislativo os vereadores: Adamilton Oliveira da Silva “Dada” (PRB), Adão dos Santos Queiroz dos Reis “Dú” (PP), Cesar de Deus Godinho “Cesar do Sofá” (PSB), Januário Alves Neto “Januário Elói” (PV), Marcos Antônio de Araújo “Marquinhos” (PMDB), Maria Teodoro dos Santos Tolentino (PMDB), Moacir de Deus Soares (PP), Pedro Osvando de Castro (PV), Welson Braga de Sousa (PP) e Zélia Terezinha Araújo de Queiroz (DEM). Parabéns, Presidente Olegário pelo seu aniversário.

 

LEIA TAMBÉM