Prefeitura cumpre decisão judicial e bebês são transferidos para UTI Neonatal do São Lucas

Nossa reportagem mostrou a ação do Ministério Público para salvar cinco bebês prematuras que estavam internados no Bloco Cirúrgico do Hospital Regional, precisando de transferência urgente para UTI Neonatal. A Justiça concedeu liminar e, com o apoio da Polícia Militar, o promotor Paulo César de Freitas, que ajuizou a ação, foi pessoalmente cobrar o cumprimento da ordem judicial.

Além de estarem em local inapropriado, sem receber os cuidados necessários, os recém-nascidos alojados no bloco cirúrgico estariam impedindo a chegada de outros pacientes no local.

Na decisão, o juiz plantonista Miller Freire de Carvalho obrigou o Município de Patos de Minas e o Estado de Minas Gerais a disponibilizarem 5 vagas em UTI Neonatal até as 14h00 deste domingo. As vagas deveriam ser disponibilizadas até mesmo em Hospital Particular, sob pena de multa de R$ 10 mil para cada hora de atraso.

O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves informou que a decisão judicial foi cumprida. Ele disse que foi feito um grande esforço pela Administração Municipal para conseguir transferir os cinco recém-nascidos para o Hospital São Lucas. Todas as crianças já estão recebendo atendimento especializado na UTI Neonatal.

O Hospital Regional Antônio Dias possui 9 vagas de UTI Neonatal que não são suficientes para atender a demanda da região. O Hospital São Lucas por sua vez, possui 20 vagas de UTI Neonatal credenciadas ao SUS. Entretanto, nem todas as vagas estariam sendo disponibilizadas para a população.

A direção do Hospital São Lucas informou que o problema foi resolvido no final da tarde de ontem. Equipamentos foram trazidos de Montes Claros para cumprir a decisão judicial. A direção informou ainda que o Hospital São Lucas possui 19 vagas de UTI Neonatal e uma vaga de UTI pediátrica, número que teve de ser ampliado para atender os novos pacientes encaminhados através de decisão Judicial.

Sem UTI no Hospital Regional, MP luta para salvar recém-nascidos que correm risco de vida

Fonte: Patos Hoje

LEIA TAMBÉM