Polícia Militar de Presidente Olegário realiza formatura de 286 alunos do PROERD

Os alunos dos 5º anos das Escolas Municipais e estaduais do município de Presidente Olegário, receberam na noite desta quarta-feira (26/06), às 18h30, o diploma de formatura do PROERD, programa social da Polícia Militar de combate às drogas. A solenidade aconteceu nas dependências da Escola Municipal Professora Carmen Celina e contou com a participação de alunos, professores, diretores, secretários municipais e ainda autoridade civis e militares.

O instrutor e professor do programa Cabo Rhenys Cambraia, que também foi responsável pela organização do evento juntamente com a direção da escola, explicou que em 2019, o projeto preparou um grande evento para homenagear os formandos, familiares e convidados. Desta vez 286 alunos receberam o certificado de conclusão do curso. O prefeito João Carlos Castilho, a secretária de educação Ana Maria, presidente da Câmara Municipal Adamilton Oliveira “Dadá”, Dulcelina Corrêa do Consep, diretores das escolas, professores, Tenente Coronel Rogério, Tenente Morgana coordenadora do Proerd, tenente Santoro comandante da PM de Presidente Olegário, a banda de música da Polícia Militar também prestigiaram o evento.

De acordo com Rhenys Cambraia, em 2019 foram contemplados com o programa na cidade de Presidente Olegário centenas de alunos, sendo que as aulas desenvolvidas pelos militares visam inserir ao estudantes uma mentalidade crítica sobre o perigo do uso de drogas, através de demonstração de consequências físicas e sociais ocasionadas pelo uso de entorpecentes.

O PROERD é um Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens. O Programa é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), implantado na cidade de Los Angeles nos EUA, em 1983, sendo que atualmente ele está presente em mais de 58 países.

Os responsáveis pelo programa disseram que o PROERD é desenvolvido em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, às 4ª, 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo. O PROERD, já se tornou o principal projeto social infanto-juvenil da Polícia Militar.

O Cabo Rhenys Cambraia foi responsável pela ministração das aulas e palestras do programa social, aos alunos da APAE e Escola Estadual de Ponte Firme no Distrito de Ponte Firme e também os alunos das Escolas Estaduais Tonico Batista e Farnese Maciel e das Escolas Municipais Professora Carmem Celina e Professora Girlene Maria Graçano Cunha em Presidente Olegário.

Foram entregues certificados a todos os 286 alunos participantes. Os primeiros colocados nas redações foram premiados com bicicletas, medalhas e cestas de produtos. Após a entrega dos certificados aos alunos, foi servido um jantar a todos os presentes no local. Os militares agradeceram ainda, o apoio das escolas municipais e estaduais, da secretaria de educação, assim como os parceiros: Prefeitura Municipal e Câmara Municipal.

COMPARTILHAR