Polícia Federal prende ex-presidente Michel Temer e tenta localizar Moreira Franco

O ex-presidente da república Michel Temer foi preso pela força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio Janeiro na manhã desta quinta-feira (21). Segundo o portal de noticias G1, os agentes que atuam no caso ainda tentam cumprir mandado de prisão também contra o ex-ministro das minas e energia e braço direito de Temer, Moreira Franco.

Segundo a Globo News, os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio e aguardavam para serem cumpridos desde quarta-feira (20). Entretanto, a Polícia Federal tentava rastrear e confirmar a localização exata em que o ex-presidente estaria.

A reportagem também não deixa claro o motivo da prisão. O ex-presidente Michel Temer responde a pelo menos dez inquéritos por acusação de crimes diversos. Cinco deles tramitavam no STF, mas foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo de presidente da república. Outros cinco começaram a tramitar este ano, depois que o ex-presidente perdeu o foro privilegiado.

As denúncias que estão com o juiz Marcelo Bretas foram feitas pelo delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse que pagou R$ 1 milhão em propina ao ex-ministro Moreira Franco, com o conhecimento de Michel Temer.

Reação de Temer

O ex-presidente Michel Temer reagiu à prisão afirmando trata-se de uma “barbaridade”, conforme o jornalista Kennedy Alencar, em sua conta no Twitter. O ex-presidente, também de acordo com o jornalista, está a caminho do Aeroporto de Guarulhos, após ser preso preventivamente, por tempo indeterminado, pelo juiz federal Marcelo Bretas, do Rio.

LEIA TAMBÉM