Patos de Minas e Paineiras recebem Programa Jovem no Campo

Cerca de 50 jovens com idades entre 15 e 24 anos estão sendo treinados pelo Senar Minas através do Programa Jovem no Campo, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, e em Paineiras, na região Central do estado. O objetivo do programa é contribuir para a inserção do jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo noções de empreendedorismo com foco nas oportunidades locais e regionais.

Em Patos de Minas, o programa está sendo ofertado através da parceria inédita do Senar Minas com o Unipam (Centro Universitário de Patos de Minas). 26 estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia estão sendo treinados em Avicultura e Bovinocultura de Leite. “Tenho certeza que essa parceria irá acontecer novamente em outras oportunidades. Tanto o Unipam como o Senar são instituições que se preocupam com a capacitação dos jovens que poderão atuar no campo”, comenta a coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Unipam, Alice Pratas de Freitas.

Já o coordenador do curso de Zootecnia, Luiz Fernando Botelho, ressalta que o Jovem no Campo será importante para o desenvolvimento profissional dos participantes. “O programa proporciona aos alunos um diferencial na formação acadêmica, dando a eles uma visão prática, formação ética e crítica do mercado de trabalho”.

Em Paineiras, o programa tem foco na Bovinocultura de Leite, e neste caso está sendo desenvolvido em parceria com a Fundação Educacional Saint’Clair Ferreira (FESF). 30 estudantes do curso técnico em Agropecuária estão sendo treinados. “Paineiras tem como principal atividade a agropecuária, com destaque para a produção leiteira. A maioria dos participantes já conhece a atividade por causa dos pais, que trabalham com leite há muitos anos. O Jovem no Campo está sendo uma capacitação a mais para nossos jovens, e eles ainda estão levando mais conhecimento para suas casas”, conta a diretora da FESF, Vanessa Araújo Silva.

Maria Carolina da Silva, de 17 anos, sonha em ser uma zootecnista para trabalhar com o que mais gosta: os bovinos. “Estou aprendendo muito com o Jovem no Campo. Tenho certeza que isso irá me ajudar na hora de buscar oportunidades no mercado de trabalho”, fala empolgada.

“Temos investido bastante no público jovem, são vários os programas ofertados pelo Senar Minas, dentre eles destaco: Programa Sucessão no Campo, Programa Jovem no Campo, Programa para Menores Aprendizes e o Programa Formação por Competência. Destaco também a importância das parcerias com empresas privadas, instituições de educação e os Sindicatos de Produtores Rurais. Nossa expectativa é de contribuirmos de maneira significativa para o setor, preparando nossos jovens para este setor cada vez mais competitivo de nossa economia”, conclui o gerente regional do Senar Minas em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.

 

LEIA TAMBÉM