Operação combate facções criminosas e prende foragidos no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

A Operação “O Regresso”, comandada pelas polícias Militar e Civil, Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária (SIP), além do Ministério Público Estadual, cumpre nesta terça-feira (3) mandados de prisão no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

A ação ocorre também em várias regiões de Minas Gerais com o objetivo de combater facções criminosas que atuam no estado e prender foragidos.

De acordo com a Polícia Militar (PM), no Triângulo Mineiro foram cumpridos até esta terça-feira (3) mandados de prisão em Uberlândia (18 mandados), Araguari (dois mandados), Santa Vitória (um mandado), Prata (quatro mandados) e Ituiutaba (oito mandados).

No Alto Paranaíba, segundo a Polícia Civil, foram cumpridos nove mandados de prisão em Lagoa Formosa, Patos de Minas, Serra do Salitre, Coromandel, Monte Carmelo e Carmo do Paranaíba.

Já no Noroeste de Minas foi cumprido um mandado de prisão em Paracatu, Presidente Olegário e quatro em João Pinheiro.

Operação ‘O Regresso’

Os trabalhos começaram em abril deste ano e foram intensificados nesta madrugada, segundo o Ministério Público. Não foi divulgado o número de policiais envolvidos na operação. A operação estadual já prendeu mais de 170 suspeitos em Minas Gerais.

De acordo com a Polícia Militar, foram priorizados o cumprimento de mandados relacionados a criminosos foragidos ou com pedido de prisão em aberto e que tivessem envolvimento com crimes como homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, ataques a ônibus e explosão de caixas eletrônicos.

Na manhã desta terça-feira, o promotor de Justiça Henrique Nogueira Macedo concedeu em entrevista coletiva em Belo Horizonte para falar sobre o assunto.

“A operação se chama ‘O Regresso’ porque a maioria desses alvos já frequentaram o sistema prisional. Nessas últimas semanas de intensificação dessa localização e no dia de hoje, logramos êxito de encontrar e de prender 170 pessoas, a maioria já egressa do sistema prisional”, afirmou Macedo.

O promotor destacou que houve uma negociação para que as vagas nas cadeias para todos esses presos estivessem garantidas, mesmo com a superlotação do sistema penitenciário no estado. Agora, a Polícia Civil e o Ministério Público vão priorizar o trabalho de inteligência com base nos depoimentos dos presos.

Mandados cumpridos em todo Estado

No Sul de Minas Gerais, segundo a assessoria da Polícia Militar, os mandados de prisão foram cumpridos nas cidades de Varginha, Boa Esperança, Ilicínea, Coqueiral, Andradas e Caldas.

Já no Campo das Vertentes, segundo a assessoria da Polícia Civil, foram cumpridos mandados em várias cidades, o que resultou em dois presos em São João del Rei e Santa Cruz de Minas.

No Centro-Oeste de Minas Gerais, são cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão em Divinópolis, Formiga e Itaúna.

Fonte:G1

LEIA TAMBÉM