Operação Canaã do Gaeco cumpre 67 mandados contra o tráfico de drogas em Patos de Minas e região

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO – com o apoio da Polícia Militar, desencadeou na manhã desta segunda-feira (24) a Operação Canaã. O alvo do Ministério Público é o combate ao tráfico de drogas. Estão sendo cumpridos, 33 mandados de prisão e 34 mandados de busca e apreensão.

O trabalho de investigação durou cerca de nove meses e resultou em doze intervenções até sua efetiva deflagração nesta manhã. Foram realizadas diversas prisões, apreensões de drogas e armas de fogo, além de angariar farto conteúdo probatório, o que levou o Poder Judiciário a emitir os mandados de prisão e busca e apreensão que estão sendo cumpridos hoje.

O Gaeco conta com o apoio da 10ª Região da Polícia Militar. A Operação envolve cerca de 40 viaturas e 120 Policiais Militares, três Promotores de Justiça, além de servidores do Ministério Público e Judiciário. O trabalho começou bem cedo. Ainda era noite quando as equipes começaram a deixar a sede da Polícia Militar.

As cautelares são cumpridas em sua maioria na cidade de Patos de Minas, mas se estendem a São Gonçalo do Abaeté, Patrocínio, Coromandel, Uberlândia e Buritizeiro. Logo nas primeiras ações, a Polícia Militar já encontrou material semelhante a comprimidos de ecstasy e cocaína.

“A operação é mais uma das investidas do *GAECO Patos de Minas no combate as influências externas do tráfico de drogas ilícitas que acabam por arriscarem a paz social, facilitando o ingresso de criminosos e drogas, contaminando o mercado com crimes como comércio ilegal de armas de fogo, furtos, receptações, dentre outros, proporcionando a instalação de Organizações Criminosas na cidade e Região”, destacou o promotor Paulo César de Freitas.

Segundo o Gaeco, a Operação Canaã promete impactar positivamente, reduzindo os índices criminais, como vem acontecendo desde Junho/2018 na cidade de São Gotardo e região com o resultado da Operação Jerico.

Operação Canaã

O nome da operação é uma analogia entre a cidade bíblica de Canaã e Patos de Minas, reconhecendo a cidade como um excelente lugar para se viver. Em linhas gerais, a história conta que Canaã, comparada aos desertos circundantes, era terra de fartura, onde havia uvas e outras frutas, azeitonas e mel, daí ser vista por Abraão como a “terra prometida”, “onde corre leite e mel”_.

LEIA TAMBÉM