Número de casos confirmados de dengue sobe para 374 em Presidente Olegário

O último boletim da Vigilância Epidemiológica, divulgado na tarde desta quinta-feira (16/05), mostrou que, em apenas uma semana, 47 novos casos de dengue foram registrados em Presidente Olegário.

Ao todo, são 950 notificações e 374 casos confirmados e, muitos outros aguardando análise. Os bairros com maiores índices de notificações e casos confirmados são: Bairro Planalto, Saltador e Aeroporto.

Mesmo com o intenso trabalho dos agentes, as pessoas continuam mantendo criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A grande quantidade de latas, pneus e outros objetos que acumulam água são encontrados em quintais de várias residências da cidade.

Atenção a dicas importantes:
– Não há um remédio próprio para curar a doença, apenas medicamentos que aliviam os sintomas, acompanhados de repouso, ingestão de muito líquido e alimentação leve.

– É muito importante que a pessoa contaminada não faça uso de medicamentos à base de AAS (ácido acetil salicílico), pois podem provocar sangramento.

– Após a realização do hemograma para o controle de Dengue o médico irá avaliar se há alterações significativas, compatíveis com internação ou não. Em mais de 90% dos casos não há gravidade, apenas o desconforto provocado pelos sintomas da doença, nestas situações o mais indicado é repouso em domicílio e acompanhamento em uma Unidade de Saúde.

– Importante frisar que o raio de ação do Aedes é local, geralmente voa próximo ao chão, então se há pessoas doentes em determinada área é sinal de que ali existe um foco que poderia ter sido eliminado antes da doença surgir.

Em caso de dúvidas a população deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

LEIA TAMBÉM