Lagoa Formosa realiza o 34º Festival de Pratos Típicos na abertura da Festa do Feijão de 2018

Não foi oficial, mas a Festa do Feijão de 2018 teve início na última sexta-feira (06/04) com a realização do 34º Festival de Pratos Típicos. O evento levou ao Parque de Exposições Lázaro Caixeta Mundim, um grande número de pessoas, entre lagoenses e visitantes. O festival teve início às 21h00 e foi realizado no pavilhão. Entre os participantes estavam autoridades civis e militares de toda região do Alto Paranaíba.

O projeto cultural é de responsabilidade da Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural. Após os pronunciamentos das autoridades convidadas, houve a degustação dos pratos típicos. Uma das principais atrações foi a apresentação da rainha e princesas da Festa do Feijão, assim como representantes da beleza feminina de outras cidades da região.

De acordo com informações da Secretária de Educação e Cultura Ilma Aparecida Marques, o 34º Festival de Pratos Típicos com Feijão, confirma a tradição Lagoense que vem sendo cultivada através da passagem dos anos. Ele faz parte da mais importante festa do município que é a “Festa do Feijão”. Principal economia da cidade, o feijão é apresentado em diversas formas no Festival gastronômico, promovido pela Secretaria de Cultura de Lagoa Formosa. Segundo a secretaria, dezenas de pratos foram expostos no festival, sendo que todos são preparados à base de feijão.

Entre as autoridades presentes ao evento se encontrava o prefeito de Lagoa Formosa, João Martins de Paula (Corete), o presidente da Câmara Municipal Geraldo Célio Nunes de Macedo (Nelinho) e demais vereadores, o deputado Federal Tenente Lúcio, o deputado estadual Elismar Prado e os ex-deputados José Humberto e Elmiro Nascimento. O festival recebeu também prefeitos de 14 cidades que ainda participaram do 1º Encontro Regional de Autoridades do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro.

Em conversa com a reportagem do portal de Notícias PO Notícias, o prefeito João Martins de Paula ressaltou a importância da participação da sociedade Lagoense no evento. Ele falou do valor que representa o maior símbolo econômico da cidade, que é o feijão. O chefe do executivo de Lagoa Formosa também fez questão de citar a agropecuária em geral como fonte de riqueza do município. O prefeito ainda parabenizou os organizadores do festival pela grandeza em que foi realizado o evento.

Fotos: Ronaldo Xavier e Vanderlei Gontijo

COMPARTILHAR
Jornalista e radialista, natural de Presidente Olegário. Idealizador e responsável pelo portal PO Notícias. Redator e apresentador dos programas Jornal da Eldorado e show da tarde na Rádio Eldorado FM 87,9.