LAGAMAR: Vice-prefeito acredita que municipalização do abastecimento de água seja melhor solução para Crise Hídrica

O vice-prefeito de Lagamar, Luiz António Rodrigues (Batata) postou na tarde desta terça-feira, 19 de setembro, no Facebook que a municipalização do serviço de abastecimento de água é a melhor solução para o município Lagamar atravessa uma imensa crise hídrica. Veja a opinião do vice-prefeito abaixo:
“A água de Lagamar. A água é nossa!

A luta para combater a crise hídrica tem sido marcada por muitos debates em Lagamar desde 2013. É muito importante porque se trata de um bem indispensável, e a Concessão está vencida desde 2012. A falta de água nos rondou e chegou, visto que não houve investimentos para resolver o problema previsto e que nos últimos dois anos se tornou real e mais grave.

O Contrato de lá para cá ainda não foi renovado ( encontra-se ainda cumprindo formalidades burocráticas que a COPASA determina) e nós não vamos mais ficar esperando a boa vontade dela.

Hoje tive a oportunidade de ver de perto a situação dos nossos córregos, tanto o Macaco quanto o Carrapato( atual fonte). Pude atestar que o nosso problema realmente não é a falta de água (embora os níveis estejam bem baixos), o problema que estamos enfrentando É A FALTA DE INVESTIMENTOS.

Porque não há a captação no córrego Macaco? A quantidade de água deste é visivelmente muito maior que a do Carrapato.

Há uma barragem grande que certamente favorece e muito o volume do córrego Macaco. Porque podem cobrar do usuário e não podem investir? Porque temos que pagar até pelo vento e não podem perfurar novos poços? Algumas perguntas me fizeram refletir e a chegar a seguinte conclusão: NÃO IREMOS MAIS FICAR ESPERANDO A BOA VONTADE, PORQUE TEMOS SEDE.

Pude receber orientação do Ministério Público hoje que me encorajou a levantar essa bandeira. Conversei com o Prefeito que está em viagem e compartilhamos do mesmo pensamento. Se há um contrato vencido, falta de investimento, se há a inércia ou se há falta de interesse, a minha bandeira será: A ÁGUA É NOSSA, NÓS PODEMOS CUIDAR DELA.

Há exemplos de muitos municípios que municipalizam esse tratamento e a sua distribuição e que em todos que pude ver, deram certo. Houve Geração de empregos, houve a geração de receitas e conseqüentemente vários investimentos sociais, ambientais e de infra estrutura que nós fazem levar esse assunto a sério e precisa ser debatido.

Jamais falaria dos funcionários da COPASA porque sei que certamente até sofrem também com essa situação.

Mais devo admitir que a partir do problema e de ver a nossa situação, esta pode ser a nossa saída e A PARTIR DE HOJE SERÁ A MINHA BANDEIRA.

SOU A FAVOR DA MUNICIPALIZAÇÃO DE FORMA SÉRIA E COM MEIOS EFICAZES PARA A SUA FISCALIZAÇÃO.

Mais sozinho sou muito fraco. Juntos seremos fortes!

Se você é contra, tudo bem , respeito todas as opiniões.

Mais se você é a favor publique na sua linha do tempo #aáguadeLagamarÉnossa

Se acredita nisso, nos ajude a mobilizar as pessoas e nos comentários postarei alguns links que mostram que em outros lugares deu certo.

Tamo junto nessa luta, chega de esperar quem tá no ar condicionado e com copinho de mineral na mesa!! Se tão querendo fazer pressão querendo pegar o esgoto? essa não, nosso povo não vai pagar por um tratamento que já estamos fazendo”, postou na página dele no Facebook.

Fonte: Correioregional.net

LEIA TAMBÉM