Jovem de Presidente Olegário com Tumor na cabeça pede ajuda à população para realizar Ressonância Magnética de Crânio Encéfalo com Contraste

O jovem olegarense Tafarel Marcondes de Oliveira está precisando de ajuda para que possa realizar uma Ressonância Magnética de Crânio Encéfalo com Contraste, Tafarel encontra-se desempregado, trabalhando apenas com Bicos que são serviços provisórios, e vêm sofrendo constantemente com dores na cabeça o que na maioria das vezes o impede de trabalhar.

Tafarel procurou o Hospital Municipal de Presidente Olegário o qual foi contatado que o mesmo possui um tumor na cabeça, e de imediato a Dr. Dulcilene lhe passou um Pedido de Exame Especializado, como o jovem está desempregado e o exame fica em torno deR$1.500,00 (mil e quinhentos reais), seu padrasto Renato e sua mãe Terezinha procuraram a Rádio Eldorado FM (87.9) e o portal PO Notícias, afim de que pudessem realizar uma campanha para arrecadar o valor necessário para o exame.

O que é o exame: é um método não-invasivo, geralmente indolor, que utiliza um campo magnético poderoso, sem radiação ionizante (raios-X) para formação de imagens de estruturas crânio-encefálicas. O paciente deita sobre uma superfície plana e é conduzido para dentro de um túnel onde há emissão de ondas de rádio.

Para que serve: auxilia no diagnóstico de tumores cerebrais, anomalias do desenvolvimento cerebral, anormalidades vasculares (como aneurismas), alterações oculares e da orelha interna, acidente vascular cerebral, doenças da glândula hipófise, algumas doenças crônico-degenerativas do sistema nervoso (como esclerose múltipla) e traumatismo crânio-encefálico em pacientes selecionados.

Instruções para a realização do exame: em geral não há necessidade de dieta específica ou medicamentos. Em virtude do forte magnetismo, objetos metálicos não são permitidos no local do exame. Itens como jóias, relógios, cartões de crédito e acessórios (brincos, pulseiras, entre outros) devem ser retirados. Dentaduras também devem ser removidas. Pacientes com uso de marca-passo, assim como de implantes cocleares, clips para aneurismas cerebrais, valvas cardíacas metálicas, stents vasculares mais antigos e próteses articulares colocadas recentemente não podem ser submetidos à RM e não devem adentrar a área.

– Em caso de necessidade de uso de meios de contraste, é feita injeção em veias do braço ou antebraço. O paciente deve informar alergia ou reações prévias.

Riscos: não há, até o momento, documentação de efeitos adversos significativos da RM no corpo humano. Não há uso de radiação ionizante. O contraste intravenoso mais usado, gadolínio, é muito seguro e, embora tenham sido documentadas reações alérgicas, são de ocorrência extremamente rara. Entretanto, o gadolínio não deve ser administrado em gestantes pelo prejuízo potencial ao feto. Pacientes que não removem objetos metálicos de suas roupas antes do exame podem se ferir.

Qualquer ajuda poderá ser entregue na rádio Eldorado FM 87,9, situada na Rua Tiradentes, Nº 650, bairro Aeroporto em Presidente Olegário ou depósito nas seguintes contas:

Caixa Econômica Federal
Agência: 3540
Operação: 013
Conta Poupança: 6152-9
Nome: Tafarel Marcondes de Oliveira

Banco Bradesco
Agência:1501-6
Conta: 38435-6
Nome: Tafarel Marcondes de Oliveira

Autor: Dedé Amorim

LEIA TAMBÉM