Irmãos de Lagoa Formosa fazem tatuagem em Libras para homenagear os pais surdos

Dois irmãos de Lagoa Formosa, no Alto Paranaíba, gravaram na pele “Te amo família” na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para homenagear os pais que são surdos. O desenho levou cerca de 20 minutos cada para ficar pronto. Marcelo Passos, tatuador de Patos de Minas responsável pelo desenho, contou quais são os traços mais procurados nestas situações.

A operadora de caixa e empresária, Iara Rodrigues, de 26 anos, disse que a ideia de fazer a tatuagem surgiu de uma conversa entre irmãos. “Um dia estávamos conversando sobre família e o amor que sentimos pelos nossos pais, o quanto eles dependem da gente, quando veio a ideia da tattoo. Nós escolhemos a frase ‘Te amo família’ em libras, para que eles conseguissem entender o significado”.

O caçula da família, Leonardo Souto, de 17 anos, disse que foi a primeira tatuagem dele e da irmã. “No começo estávamos até com medo de qual seria a reação deles, porque meus pais são tradicionais. Mas fizemos mesmo assim, imaginando que eles iriam gostar quando vissem do que se tratava”.

Os irmãos contaram que estavam ansiosos para mostrar a surpresa e encontraram o pai em uma associação de surdos de Patos de Minas. “Quando mostramos a tatuagem ele ficou meio apreensivo. Passado o susto, meu pai abraçou eu e meu irmão e agradeceu a homenagem. Já a minha mãe ficou muito feliz e orgulhosa”, comentou Iara.

Infância

João Batista Rodrigues e Lolinda Souto de Lima Rodrigues se conhecem desde que eram crianças devido ao convívio com grupos de pessoas que tem deficiência auditiva em Lagoa Formosa, segundo os filhos.

Os irmãos contaram ainda que vários amigos da família têm lembranças deles pequenos ajudando os pais a se comunicar. “Falamos libras desde bebê, por volta dos três anos. Sempre que encontro conhecidos na rua eles comentam que tem lembrança de mim bem pequenina traduzindo os meus pais”, acrescentou Iara.

Outras homenagens

O tatuador Marcelo Passos, responsável pelo desenho dos irmãos, disse que já recebeu no estúdio dele em Patos de Minas, muitos clientes querendo homenagear pais, avós, animais e até mesmo símbolos religiosos.

Marcelo disse que foi um desafio fazer a tatuagem, já que o desenho era pequeno e com traços finos. Segundo ele, uma das maiores páginas de tatuagens da América Latina, com quase dois milhões de seguidores, ficou sabendo da homenagem replicou o vídeo no perfil.

“Quando a Iara me procurou para fazer a tatuagem em libras achei a ideia bem diferente. Dava para perceber o carinho que eles sentem pelos pais”, disso o tatuador.

O profissional contou que um dos casos que mais chamou a atenção dele foi da mãe e filha DJs, que fizeram uma índia para eternizar os anos que trabalham juntas.

Fonte:G1

LEIA TAMBÉM