Idoso falece e hospital de Patos de Minas não notifica familiares

Na última quinta-feira (22/03), o senhor José Oliveira Santos, 95 anos, faleceu no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital São Lucas, em Patos de Minas, onde estava internado há cerca de 60 dias.

Ele veio a óbito por volta das 6 horas da manhã de quinta e o corpo clínico do hospital não informou a situação à família. A filha de José, Maria (56), só ficou sabendo que perdeu o pai 8 horas depois, às 3 da tarde, quando ela telefonou para ter notícias de seu quadro clínico.

Atualmente, a família reside no município de João Pinheiro, mas tem ligação com o Alto Paranaíba porque a matriarca, dona Josefa (93), nasceu em Presidente Olegário. Maria estava hospedada na casa de sua filha, em Presidente Olegário, e visitava o pai no hospital todos os dias, às 13h30.

Com os gastos diários com passagens, fraldas e medicamentos (José era atendido pelo SUS), um dos médicos percebeu o cansaço da filha e a aconselhou a visitar o pai menos vezes na semana porque ele estava sedado nos últimos dias e nem poderia vê-la no leito.

Na quinta-feira, ao chegar no hospital São Lucas para liberar o corpo, Maria ouviu do motorista do carro fúnebre que a enfermeira comentou com ele que “esqueceu” de avisar o médico e a família que o idoso havia falecido.

“Ele foi bem atendido todo o tempo que permaneceu internado. Porém, a negligência da profissional do hospital põe em xeque todo o esforço despendido pela equipe e mancha a imagem da instituição”, externou a filha.

“Me recuso a acreditar que a diretoria do São Lucas não tomará nenhuma medida sobre o comportamento da enfermeira”, indagou.

Ela completou: “enquanto esperava a documentação para liberar o corpo do meu pai, funcionários do hospital entravam e saíam dando gargalhadas e falando alto. Acho que deve haver reuniões quando falece alguém para que o ambiente do hospital esteja de acordo, em respeito a quem acabou de perder um ente querido”.

José Oliveira Santos teve que ser velado em menos tempo do que o normal por ter ficado 8 horas sem a preparação do corpo. Ele foi sepultado nesta sexta-feira (23) em Cana Brava, distrito de João Pinheiro.

Nossa reportagem entrou em contato com a administração do hospital, a mesma ficou de enviar uma nota esclarecendo os fatos, o que não foi feito até o fechamento desta matéria.

LEIA TAMBÉM