Hemominas de Patos de Minas intensifica cuidados para receber doadores e pacientes

Nos últimos meses, todas as unidades da Fundação Hemominas vêm enfrentando queda nos estoques de sangue devido a diversos fatores, como fortes chuvas e feriados prolongados. Agora, com o surto da doença Covid-19, o quadro se agravou, e assegurar ao doador um ambiente controlado para exercer a solidariedade torna-se imprescindível. Atenta a isso, a instituição vem implementando vários procedimentos para tornar mais seguros os processos relacionados à doação de sangue.

A Hemominas alerta que o atual cenário torna a doação de sangue ainda mais importante, “senão os pacientes hematológicos atendidos pela fundação em Minas Gerais, bem como todos aqueles que estão nos hospitais na dependência de transfusões, ficam duplamente fragilizados: pelo vírus em si e pela falta de sangue e hemocomponentes necessários à sua sobrevivência”.

Com relação ao doador e aos pacientes, entre as medidas de higienização e prevenção, destacam-se a obrigatoriedade do uso do álcool gel/líquido 70% nas mãos (qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades); só serão aceitas caravanas de doadores de, no máximo, dez pessoas; as salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de um metro entre os doadores.

Além disso, todos os pacientes atendidos nos ambulatórios hematológicos deverão receber máscara cirúrgica para uso durante a permanência nas dependências da fundação. Também os funcionários – que devem cumprir as normas de proteção estabelecidas pelo Ministério da Saúde, em especial a lavagem das mãos – deverão utilizar máscara cirúrgica e avental descartável para a assistência de pacientes com sintomas gripais/respiratórios. Serão reforçadas ainda a limpeza e desinfecção da unidade e das cadeiras onde o paciente permaneceu após cada atendimento.

Internamente, outras normas a serem observadas incluem: aumentar a frequência da limpeza e desinfecção dos locais com maior circulação, como bancada de portaria, bancada de cadastro, maçanetas e corrimãos; aumentar a frequência da limpeza e desinfecção de banheiros; lacrar o bico dos bebedouros, mantendo apenas a fonte que não implica contato com a boca do usuário; cartazes em todos os banheiros com orientações de como lavar as mãos. Nos setores de cadastro, onde não há vidro de separação, deverá ser mantida a distância mínima de um metro entre o funcionário e o doador/paciente.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

LEIA TAMBÉM