Hemominas convoca doadores de sangue antes do Carnaval

A Fundação Hemominas faz um chamado aos doadores voluntários de sangue para irem a uma de suas unidades antes do Carnaval. Os estoques de sangue estão em queda, sobretudo em relação aos grupos “O” Positivo e “O” Negativo. Este último é, inclusive, o mais utilizado em casos de urgências e emergências.

O chamado visa reforçar os estoques de sangue para garantir atendimento aos hospitais, que têm suas demandas aumentadas em épocas festivas e de feriados prolongados, como o Carnaval. Nessas ocasiões, há maior quantidade de veículos nas estradas, fator que tende a impactar no aumento do índice de acidentes. Vale lembrar que a Hemominas é responsável pelo atendimento de cerca 95% da demanda transfusional do estado de Minas Gerais.

De acordo com a Gerência de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, historicamente, no início do ano, há uma queda no comparecimento de candidatos à doação, em virtude das férias escolares. Em 2020, a fundação verificou que o número de doadores foi ainda menor, em decorrência das fortes chuvas no estado.

A fundação conta com o apoio e a participação da população nessa causa solidária que preserva a vida de todos aqueles que precisam de sangue. Veja aqui os critérios e as condições para doar.

A doação de sangue ainda pode ser marcada on-line, neste link, ou pelo MGapp. O agendamento pode diminuir o tempo de espera dos doadores para a coleta do material.

Para doar sangue

Pessoas interessadas em fazer doação de sangue podem procurar o Hemonúcleo de Patos de Minas (situado na Rua Major Gote, 1255, Centro) às segundas-feiras das 15h às 19h e de terça a sexta-feira das 7h às 11h. Existe ainda a possibilidade de agendamento pelo telefone (número 155 – opção 1) ou on-line, por meio do endereço eletrônico www.hemominas.mg.gov.br.

LEIA TAMBÉM