GAAPO com a ajuda de parceiros realiza o 1º Mutirão de Castrações em Presidente Olegário

A superpopulação de animais abandonados, particularmente as de cães, é um problema que está afetando Presidente Olegário, pois o número de animais a precisar de um lar é muito superior ao número de famílias dispostas a adotá-los, o que leva a que muitos animais nasçam e vivam nas ruas, sem acesso a alimentação suficiente ou a cuidados de saúde básicos, acabando muitos deles por morrerem de fome, de doença, ou vítimas de maus-tratos, além de oferecerem riscos à saúde, à segurança pública e ao meio ambiente.

Pensando nisso, o Grupo de Amigos dos Animais de Presidente Olegário (GAAPO) em parceria com a Prefeitura Municipal de Presidente Olegário, Sindicato dos Produtores Rurais e as Clinicas Veterinárias “Cães e Cia” e “São Francisco de Assis” realizaram no último domingo(19/05), o primeiro mutirão de castrações, visando o controle reprodutivo desses animais. Durante a iniciativa foram atendidos 21 cães de rua.

A GAAPO realizou o processo de triagem que ocorreu no sábado(18), em alguns bairros da cidade, onde foi constatado pelos voluntários que a maioria dos cães que se encontravam nas ruas tinham donos, ficando vulneráveis a acidentes, doenças e acasalamentos, resultando em gestações indesejadas e, posteriormente, em ninhadas abandonadas, implicando em mais cães abandonados nas ruas. Depois disso, os mesmos foram levados para um local adequado, cedido pelo Sindicato dos Produtores Rurais, para ficarem em jejum até a realização do procedimento.

As clínicas veterinárias voluntárias ao projeto ficaram responsáveis pela realização dos procedimentos cirúrgicos de esterilização sob o comando dos veterinários “Michelli Ferreira”, “Lorena Vaz” e “Igor Oliveira”. Após passarem pelo pós-cirúrgico, a GAAPO proporcionará feiras de adoção e esses cães estarão aptos a ser adotados.
O recurso financeiro para subsidiar esse projeto foi através da Prefeitura Municipal de Presidente Olegário.

De acordo com a presidente da associação Claudia Eponina, “O primeiro projeto de castração ocorrido em Presidente Olegário teve grande sucesso, pois mesmo não sendo uma quantidade exuberante, já é um começo e o início de incentivos à mais projetos e apoios”.

As soluções para todos os problemas que envolvem a superpopulação de animais abandonados devem sempre levar em conta a necessidade de sensibilizar e educar a sociedade para a convivência respeitosa com os demais seres. Uma nova consciência deve ser assumida: a de que todos os seres têm direito à vida, à liberdade e à expressão de comportamentos próprios de sua espécie. Portanto, devem ser tratados com dignidade.

Somente o esforço coletivo e sinergético dos vários segmentos da sociedade envolvidos na problemática poderá dar respostas aos anseios da população de Presidente Olegário, cujos cidadãos necessitam ter um convívio mais saudável com os animais de estimação.

LEIA TAMBÉM