Funcionários de fazenda em Varjão de Minas são capacitados pelo Senar

Onze funcionários da fazenda São Lourenço, em Varjão de Minas, no Noroeste do estado, estão empenhados nesta semana no curso de Aplicação de Agrotóxicos, ofertado pelo Senar Minas, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Varjão de Minas. Na semana anterior, eles fizeram o curso de Operação de Trator.

A fazenda São Lourenço tem mais de 1.250 hectares destinados à produção de café da espécie Arábica. Neste ano, a estimativa de produção é de aproximadamente 30 mil sacas do grão. A colheita deve ser concluída no fim de agosto. De Varjão de Minas, o café produzido na fazenda segue para várias regiões do país, e também para o exterior. Mas para isso é preciso investir constantemente em mão de obra e tecnologia.

“Temos atualmente 85 funcionários fixos e aproximadamente 120 temporários. Procuramos qualificá-los constantemente para que possam conquistar mais mercado e renda. Todos eles começam na fazenda como trabalhadores rurais, desempenhando atividades mais simples nas lavouras. Mas quando surgem oportunidades, não buscamos profissionais fora, promovemos os nossos”, explica a gerente da fazenda, Lucimar Silva.

Ao longo dos últimos anos, o Senar e o Sindicato de Produtores Rurais de Varjão de Minas já ofertaram dezenas de cursos na fazenda São Lourenço. “Essa parceria é fundamental pra nós. A cada dia, temos que qualificar mais nossos funcionários, pois queremos que estejam prontos para os desafios e as oportunidades que o café nos dá”, completa a gerente da fazenda.

Aílton Silva é funcionário da fazenda há dois anos. Este é o primeiro emprego do trabalhador rural. Desde que começou, atua nos serviços gerais da fazenda, como capina, irrigação e secagem do café.  Mas agora, Aílton está contando os dias para um novo desafio: ele será promovido a Operador de Trator, após o curso do Senar. “O curso foi muito importante pra mim. Eu já tinha operado trator na fazenda da família, mas não operava de maneira correta. Estou muito feliz com a oportunidade, que vem acompanhada de aumento de salário”, conta, empolgado.

Fonte: Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas

 

LEIA TAMBÉM