Funcionários da Guima Café de Varjão de Minas, recebem curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais

De olho no novo público consumidor de cafés especiais em todo o mundo, a marca Guima Café, do grupo BMG, não abre mão da parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas e Sindicato dos Produtores Rurais de Varjão de Minas, no noroeste do estado, para capacitação dos funcionários. Nove deles, da Fazenda São Lourenço, pertencente à Guima, concluíram na última semana o curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais.

O curso tem duração de cinco dias e é desenvolvido em teoria e prática. Na parte teórica, são analisados aspectos econômicos, os mercados interno e externo, a competição entre eles, as regiões que tem maior potencial em cafés especiais e os diferenciais desses cafés. Na prática, os participantes fazem a classificação dos grãos, a torra e a degustação dos cafés seguindo padrões internacionais.

As lavouras da Guima Café somam 850 hectares e a capacidade de produção anual é de 40 mil sacas. O alvo principal é o mercado internacional, em especial Estados Unidos, Japão, Inglaterra e Itália. “Temos grande demanda para fornecimento de cafés especiais, por isso fazemos questão de que nossos colaboradores aprimorem constantemente seus conhecimentos, para que cada vez mais possamos levar cafés de alta qualidade aos consumidores. Essa parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas e com o Sindicato de Varjão de Minas tem sido muitíssimo importante para nós”, comenta Lucimar Silva, gerente agrícola da Guima Café.

“Temos dado muita atenção à atividade cafeeira, investindo fortemente na capacitação de mão de obra em toda a região, atualmente temos três turmas do ATeG em andamento (Assistência Técnica e Gerencial) na área da cafeicultura, abrangendo vários municípios”, destaca o gerente regional do Sistema Faemg/Senar Minas em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.

Fonte: Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação/ Regional de Patos de Minas

LEIA TAMBÉM